Sexta geração de computadores; origem, história e evolução

Última actualización: novembro 29, 2023
Autor: cwyfi
Sexta geração de computadores; origem, história e evolução 1

Você sabe como definir o momento da computação em que nos encontramos ? E, acima de tudo, você sabe por que é devido? Esta é a sexta geração de computadores e hoje a veremos em detalhes.

Isso começa no ano de 2000 , isto é, com o milênio, e ainda se estende até o momento em que você está lendo essas palavras, e está se transformando a cada dia que passa. De fato, tem os dias contados, estando muito próximo do que será a sétima geração, planejada para muito em breve.

Você quer saber quais foram os marcos desse momento completamente tecnológico em que estamos? Vamos explicar tudo para você, desde as características que o definem até as principais invenções, passando por personagens reconhecidos e momentos históricos . Veja todas as gerações de computadores na íntegra.

Quais características definem a sexta geração de computadores?

Sexta geração de computadores; origem, história e evolução 2

O início desta era vem com a introdução de elementos de conectividade sem fio (bluetooth, WiFi, WiMax …) para conectar diferentes dispositivos, primeiro às redes e depois entre eles. No entanto, existem várias e muito diversas características deste momento.

Estes incluem:

  • Melhoria de sistemas de conectividade física ( ADSL e fibra ).
  • As larguras de banda são imensas.
  • Uso diário e completamente padronizado da Internet , primeiro em computadores de mesa e depois em todos os tipos de dispositivos.
  • Revolução total em termos de quantidade e qualidade dos elementos de hardware (CPU, GPU, memórias …).
  • Quantidade impressionante de software.
  • Desenvolvimento de todos os tipos de elementos para obter produtos eficientes que oferecem resultados impensáveis há alguns anos.
  • Computadores com arquiteturas paralela e vetorial .
  • A inteligência artificial é desenvolvido consideravelmente.
  • Aparecem todos os tipos de dispositivos inteligentes , incluindo dispositivos sem fio (smartphones, televisões, geladeiras, fornos, dispositivos de limpeza, relógios …).
  • Liberdade total de design em qualquer dispositivo, não apenas com miniaturização, embora isso seja completamente habitual e surpreendente.
  • Os processadores usam supercondutores , que economizam energia.
  • Eles são realizados milhões de operações por segundo .
  • A multimídia é desenvolvida e se torna um método padrão de consumo na internet.
  • Eu trabalho na nuvem.
  • Desenvolvimento de comércio online .
  • A biometria é um grande incentivo, dado, inicialmente, ao leitor de impressões digitais.
  • Desenvolvimento de sistemas operacionais específicos para cada tipo de dispositivo.
  • Geralmente, trabalha para atender a uma demanda de consumo pessoal.

Como você pode ver, é difícil definir quais são as características dessa geração, pois existem muitos aspectos, bem diferenciados, que têm grande interesse no usuário atual, sendo, todos eles, dignos de menção.

Além disso, não podemos esquecer que esta lista está se expandindo com o passar dos anos, portanto, o que agora é apenas um esboço em breve será um padrão.

O que podemos dizer, sem dúvida, sobre esse estágio, é que ele corresponde a um momento de revolução absoluta e constante do mercado tecnológico .

Qual foi a evolução e a história da 6ª geração de computadores?

Como você pode imaginar, observando o ponto anterior, a evolução dessa era pode ser imensamente longa, já que tudo o que é alcançado acaba sendo um avanço na tecnologia de computadores em um nível ou outro. Portanto, atenderemos aos aspectos mais relevantes.

Isso começa, como previmos, com a incorporação do WiFi como método de conexão sem fio, para que nossos computadores (e outros dispositivos) possam se conectar à rede sem o uso de cabos. A tecnologia começa a ser desenvolvida em 1999 e vê a luz em 2000.

Também são desenvolvidas outras formas de conectividade sem fio, como WiMax e bluetooth , que permitem o envio e a recepção de dados por microondas e radiofrequência, respectivamente.

Trabalhamos, paralelamente, em vários aspectos, nos encontrando em um momento em que a tecnologia não é uma novidade, mas um campo a ser aprimorado.

Assim, também aparecem em 2000 tablets para atender às necessidades dos usuários que usavam PDAs nos anos anteriores e procuravam dispositivos mais confortáveis ​​e versáteis.

Eles nunca se tornaram realmente bem-sucedidos ; de fato, não há um boom em uso, mas é justo reconhecer que, em termos de design e funcionalidade, eles assumiram muito, reduzindo consideravelmente o tamanho dos laptops e mantendo as funcionalidades básicas que qualquer usuário Eu gostaria de usá-lo rotineiramente e internamente.

O mesmo acontece com o «Blackberry», um telefone com teclado e as primeiras funções inteligentes . Isso abre caminho para os smartphones, que tornam um telefone útil para qualquer coisa além de fazer e receber chamadas .

A inclusão de suas funcionalidades, sim, foi muito lenta. Até alguns anos atrás, podemos falar sobre computadores de bolso autênticos (com processadores ultra-poderosos, grande RAM, etc). Uma vez desenvolvidas essas funcionalidades, sim, os modelos que aparecem no mercado são multiplicados mês a mês, oferecendo uma oferta muito superior à demanda.

Sexta geração de computadores; origem, história e evolução 3

Quanto aos computadores, muito trabalho é feito para aumentar a velocidade dos processadores , o que melhora virtualmente exponencialmente a cada avanço. Além disso, o armazenamento em massa é um ponto forte, de usar computadores com grandes memórias praticamente durante a noite.

Da mesma forma, as placas gráficas adquirem importância, dando a elas a capacidade de carregar com o trabalho de processamento , aliviando o trabalho da CPU.

Um ponto de virada foi o lançamento do SSD, um disco rígido de memória não volátil com o qual armazenamos dados , assim como fazemos com os HDDs. Entre suas características, descobrimos que elas quase não têm partes móveis, são silenciosas, ocupam muito pouco espaço, sua latência é mínima e, mais importante, sua velocidade de escrita é muito maior .

Relacionado:  Como melhorar a velocidade da internet 4 aparelhos que fortalecem o sinal

Aparece em 1999 com uma base flash. Em 2007, é vendido como um cartão de expansão. Em 2010, foi lançado como uma alternativa ao HDD , sendo para muitos a melhor invenção do século no setor de computadores.

O laptop ganha em benefícios , tornando-se equivalente ao desktop, o que o torna mais caro. Para combater isso, outros dispositivos portáteis de tamanho menor e recursos mais modestos aparecem: netbooks, ultrabooks e notebooks .

Os dispositivos, todos eles, em geral, podem ser fabricados em um tamanho muito menor, algo que é do gosto de todos, pois a oferta em termos de design de dispositivos é infinita.

A fibra óptica aparece como uma opção a considerar em vez de ADSL para ter uma conexão de rede em residências e empresas. Sua operação é simples e conhecida há vários séculos, mas sua utilidade nesse setor começa a ser estudada no final dos anos 90 e é finalmente aplicada em 2005 em nosso país.

As larguras de banda, muito limitadas no início, tornaram-se enormes, permitindo o download de uma enorme quantidade de conteúdo em minutos e permitindo a transmissão de conteúdo.

A quantidade de software disponibilizada ao usuário é incontável , havendo um grande número deles para qualquer coisa que possa ocorrer, primeiro nos computadores e depois em outras máquinas. Assim, as lojas de aplicativos são indispensáveis no momento e existe um processo de digitalização favorecido pelas facilidades que os softwares são capazes de oferecer em todos os tipos de tarefas.

Isso também faz com que a nuvem apareça , um lugar para todos e qualquer pessoa em que possamos armazenar conteúdo e trabalhar sem ocupar espaço físico ou virtual em nossas instalações e equipamentos . Esse método de consumo de recursos é realmente usado hoje e é a base dos elementos que todos consultamos diariamente (veja o exemplo do Google Drive).

Sexta geração de computadores; origem, história e evolução 4

Embora os supercomputadores não sejam máquinas que estão na boca da sociedade, relegando-se a atividades que a maioria nem imagina, eles também multiplicaram suas possibilidades e vivem uma corrida real para ter os mais poderosos do mundo em muitos países, capazes de executar milhões e milhões de milhões de operações por segundo .

O resumo da história da sexta geração de computadores é que é um momento em que as notícias não se concentram em nenhum aspecto, mas sempre funcionam para o usuário usar mais equipamentos tecnológicos e viver conectado . Todo mundo se desenvolve e, com isso, são lançadas melhorias que apontam para qualquer lugar e lugar ao mesmo tempo.

Quais computadores e outros dispositivos e itens em destaque apareceram na 6ª geração de computadores?

Nesta ocasião, devido à diversidade de todos os tipos de dispositivos, não queremos destacar um modelo específico, mas os grandes revolucionários que surgiram desde o início da última geração de computadores:

Tablet

Um tablet é um dispositivo móvel que inclui software e hardware suficientes para funcionar como um computador, mas cujo tamanho é pequeno e seu formato consiste em um retângulo de espessura mínima e entre 7 e 12 polegadas na diagonal. É uma tela sensível ao toque (funciona com estilete ou com seus próprios dedos) que nos permite interagir com os elementos instalados (jogos, suítes de escritório, navegadores etc.).

Embora seu conceito tenha sido visto há muito tempo em produtos audiovisuais como 2001, Space Odyssey ou Star Trek, a verdade é que materialmente nada semelhante existia até muito mais tarde.

Em 1972, A. Kay desenvolveu o conceito Dynabook , embora não o tenha realizado devido à impossibilidade de desenvolver tecnologias apropriadas. Em 1987, a Apple apresenta um vídeo de um dispositivo semelhante, mas totalmente futurista.

É o ano de 2001 que nos permite ver o primeiro tablet como tal, vindo das mãos da Microsoft. Nos meses seguintes, a Nokia fez o mesmo. Novamente, a Microsoft lança o Mira, que passa a se chamar Tablet PC pouco tempo depois e era um conjunto de dispositivos de tela sem teclado.

BlackBerry

Embora essa seja uma marca, a verdade é que esse é o nome que escolhemos para se referir a dispositivos móveis que incluem um teclado QWERTY completo na tela .

É um antecessor do telefone celular ou smartphone inteligente, porque com este dispositivo enviamos e-mails, tínhamos listas de tarefas etc.

Sexta geração de computadores; origem, história e evolução 5

Smartphone

Embora o telefone celular apareça muito antes, e possamos considerar os PDAs como computadores de bolso, não é até 1999 que o que podemos definir como o primeiro smartphone no mercado aparece. Este foi o i-mode da empresa japonesa NTT DoCoMo. Ele transmitia dados e permitia o acesso a serviços da web, como envio de e-mails ou compras online.

“ATUALIZADO ✅ Deseja saber qual é a origem, história e evolução dos computadores e sua sexta geração? ⭐ ENTRE AQUI ⭐ e descubra sua cronologia ✅ FÁCIL e RÁPIDO ✅”

Isso, no entanto, não era conhecido em todo o mundo até muito mais tarde, quando outros modelos de smartphones baseados nos sistemas operacionais Windows Mobile e BlackBerry já haviam sido lançados no outro lado do mundo .

Como esperado, a princípio eles eram muito limitados, incluindo hardware e software muito simples que evoluiriam ao longo dos anos para permitir que hoje realizemos as mesmas atividades que temos disponíveis em um computador.

Relacionado:  Como aumentar autonomia da bateria do seu notebook veja dicas

Jogos, redação de documentos, acesso a todos os tipos de sites (como usuário e administrador, podendo até modificar sites), visualizando vídeos, atualizando nossos perfis nas redes sociais, etc.

Atualmente, as especificações dos smartphones são muito semelhantes às dos computadores (incluem gráficos poderosos, processadores de 8 núcleos, grande memória interna e expansível até 2 TB …).

Sistemas operacionais móveis

Com efeito, a aparência dos smartphones significa que os sistemas operacionais devem ser modificados para que o uso desses dispositivos seja mais funcional, de acordo com suas características.

Falamos sobre softwares de baixo nível projetados especificamente para dispositivos móveis , sejam celulares, tablets ou outros. Isso nos permite acessar outros aplicativos e usá-los. Vale ressaltar que versões um pouco modificadas delas são integradas para TVs inteligentes.

Os mais utilizados são Android, iOS, BlackBerry OS e Windows Phone, embora existam muitos outros. Em geral, eles são baseados em um modelo de camada no qual um ou mais deles são modificáveis ​​para que cada provedor ofereça ao usuário um sistema operacional personalizado.

Netbook

O netbook aparece , um dispositivo semelhante ao laptop, mas menor e com menos capacidade . É o ideal para quem precisa executar tarefas de consumo mínimo de recursos e precisa de um dispositivo totalmente portátil que possa se mover confortavelmente o dia todo.

Semelhante a isso, temos o notebook e o ultrabook , dispositivos que estão ganhando benefícios, mas também em tamanho, sem se tornarem tão poderosos quanto um laptop em uso atualmente.

Assim, temos uma ampla gama de laptops com especificações mais ou menos poderosas que são uma vantagem ou um inconveniente, dependendo da nossa necessidade.

WiFi

Essa é uma tecnologia que todos costumávamos usar, mas quando foi lançada, houve uma mudança tão grande que era difícil acreditar que ela pudesse oferecer conectividade sem fio entre dispositivos e outros dispositivos e / ou redes .

Vemos que dispositivos como computadores, telefones, televisões e até todos os tipos de elementos de automação residencial são interconectados e gerenciados entre si sem fios . Para isso, o requisito é que eles cumpram os padrões 802.11. Também conseguimos que eles se conectem à rede através de um ponto de acesso.

É em 1999 que várias empresas se reúnem para resolver o problema da falta de conectividade sem fio. Alguns meses depois, em 2000, uma interoperabilidade de equipamentos pode ser certificada com esse padrão IEEE 802.11b , registrando a marca “WiFi”.

Fibra ótica

Sexta geração de computadores; origem, história e evolução 6

Sua invenção é consideravelmente mais antiga, datando de 1792 como o momento mais antigo em que um momento comunicativo ocorre usando a telegrafia óptica. No entanto, não foi até o novo milênio que a fibra óptica não chegou às residências (a Telefónica tentou sua sorte em nosso país em 2005 ), mudando completamente a maneira como consumimos dados pela Internet .

Isso é muito mais rápido que o ADSL , um recurso usado até o momento para ter conexão com a Internet em residências e instalações. Além disso, inclui um maior equilíbrio entre a velocidade de descida e a de aumento na maioria dos casos, especialmente à medida que avançamos no tempo.

De fato, a fibra simétrica, que oferece exatamente o mesmo que upload e download, ou seja, nos permite fazer upload de qualquer arquivo na mesma velocidade que outro.

Sua instalação é mais difícil porque é uma das partes mais delicadas, embora possa ser levada a qualquer lugar, atualmente oferecendo uma implantação de rede completa que a leva a todas as cidades, sendo sua implementação quase tão boa quanto a ADSL.

Memória de armazenamento em massa

Quanto às memórias de armazenamento, nesta última geração, vimos como elas aumentaram brutalmente em termos de capacidade . Assim, o comum é que qualquer computador simples já inclua seus 1024 GB de memória interna.

No caso de telefones celulares, existe uma diversidade maior, embora ainda seja surpreendente o lançamento de modelos com até 256 GB e a expansão em até 2 TB. Discos rígidos externos, o padrão já está em 4 TB, com um preço mais do que acessível e sendo um dispositivo de armazenamento que todos temos em casa.

SSD

Também muito notável é o SSD ou unidade de estado sólido, um tipo de disco rígido muito mais rápido e menor que o HDD , que usamos até muito recentemente (e que continuamos a usar na maioria dos casos de uso doméstico) . Eles foram lançados a um preço muito alto, inacessíveis por muitos anos e capazes de nos tornar os mais modestos em termos de capacidade.

Isso mudou e já podemos desfrutar de unidades muito capazes e rápidas (com velocidades de transferência realmente surpreendentes) que ocupam um espaço mínimo, permitindo iniciar o computador em apenas 10 segundos ou menos e fazê-los funcionar, em geral, muito mais rapidamente .

Smart TV (Smart TV)

Um dos últimos elementos relacionados aos computadores padronizados são as TVs inteligentes.

São aparelhos de TV que incorporam funções semelhantes às encontradas em computadores e smartphones . Dessa forma, temos acesso a mais conteúdo audiovisual, tão na moda no momento em que estamos.

Fazemos isso através do uso de navegadores, assim como fazemos em um PC, ou baixando e executando aplicativos de uma loja como o Google Play ou qualquer outro que esteja integrado ao modelo que adquirimos.

Relacionado:  Como medir distancia ideal da tv pelo tamanho da tela

Além disso, a conectividade é aprimorada em geral , sendo muito mais delicada e há uma oferta maior em termos de tipos de dispositivos que podem ser conectados à TV (de consoles a barras de som, players, tablets, alto-falantes bluetooth etc.), mas também outro tipo de dispositivos inteligentes que podemos controlar da sala de estar.

Ethernet, WiFi e bluetooth são essenciais nas SmartTVs e, além disso, existem muitas outras opções de conectividade e convergência. Nós nos conectamos à Internet, sem fio ou por cabo, controlamos aparelhos, vemos o conteúdo de nossos telefones e até computadores neles … Sem dúvida, toda uma invenção que melhora a experiência!

Sua comercialização é a partir de 2010, embora seja verdade que alguns anos antes das caixas inteligentes já fossem vendidas, que são caixas que se conectam à TV convencional e fornecem os mesmos recursos.

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários, responderemos o mais breve possível, e certamente será de grande ajuda para mais membros da comunidade. Obrigado!

A sexta geração de computadores é um marco importante na história da tecnologia. Ela surgiu nos anos 90, após o término da quinta geração, e representou uma evolução significativa em relação aos modelos anteriores. Essa geração foi marcada pela introdução de novas tecnologias, como o processamento paralelo, a inteligência artificial e a realidade virtual. Neste artigo, vamos discutir a origem, história e evolução da sexta geração de computadores, explorando suas principais características e impacto na sociedade.

Descubra a história do primeiro PC lançado em 1977 – Tudo que você precisa saber

Na Sexta geração de computadores, um marco importante foi o lançamento do primeiro PC em 1977. Esse computador foi desenvolvido pela empresa Apple e foi comercializado como Apple II.

O Apple II era um computador pessoal com um processador de 1 MHz, 4 KB de memória RAM e um leitor de disquetes de 5,25 polegadas. Ele foi um sucesso imediato e ajudou a popularizar o uso de computadores pessoais em casa e no trabalho.

O Apple II também foi um dos primeiros computadores a serem vendidos com um monitor colorido e um teclado completo, tornando-o mais fácil de usar do que outras máquinas da época. O sistema operacional do Apple II foi o Apple DOS, que foi posteriormente substituído pelo Apple ProDOS.

O sucesso do Apple II inspirou outras empresas a desenvolverem seus próprios computadores pessoais, incluindo a IBM, que lançou o IBM PC em 1981. O IBM PC foi um sucesso ainda maior do que o Apple II, e estabeleceu o padrão para os computadores pessoais que viriam a seguir.

Hoje, os computadores pessoais são uma parte essencial da vida moderna, e evoluíram muito desde os primeiros modelos como o Apple II. A Sexta geração de computadores trouxe muitas inovações e melhorias para a tecnologia dos computadores, e continuará a moldar o futuro da computação nos próximos anos.

Descubra as principais características da 4ª geração: tudo o que você precisa saber!

A quarta geração de computadores foi um marco importante na história da tecnologia. Ela foi marcada pela evolução dos microprocessadores, que permitiram uma maior capacidade de processamento e armazenamento de dados.

Além disso, a quarta geração também foi caracterizada pela popularização dos computadores pessoais, que se tornaram mais acessíveis ao público em geral.

Outra grande novidade da quarta geração foi o surgimento das interfaces gráficas, que tornaram a interação com o computador mais intuitiva e amigável.

Com tudo isso, a quarta geração de computadores abriu caminho para uma série de avanços tecnológicos que viriam a seguir, como a criação da internet e o desenvolvimento dos dispositivos móveis.

Descubra a história do ENIAC, o primeiro computador do mundo

A história da evolução dos computadores é fascinante e repleta de avanços tecnológicos impressionantes. A Sexta geração de computadores representa uma nova etapa na história da computação, mas é importante lembrar que tudo começou lá atrás, com o ENIAC.

O ENIAC foi o primeiro computador eletrônico digital da história, criado em 1945 pelos cientistas John Mauchly e J. Presper Eckert. Ele foi desenvolvido para ajudar nas operações militares durante a Segunda Guerra Mundial.

O ENIAC era enorme, ocupando um espaço de 167 metros quadrados, com mais de 17.000 válvulas e pesando cerca de 30 toneladas. Ele era capaz de realizar cálculos em alta velocidade, algo que antes só podia ser feito manualmente.

O sucesso do ENIAC abriu caminho para o desenvolvimento de outros computadores eletrônicos, como o UNIVAC, que foi o primeiro computador comercial do mundo. Desde então, a tecnologia de computação evoluiu rapidamente, chegando à Sexta geração de computadores, que promete revolucionar ainda mais a forma como interagimos com a tecnologia.

Descubra quem criou o ENIAC, o primeiro computador eletrônico do mundo

No artigo sobre a história e evolução da Sexta geração de computadores, é importante destacar a figura de John Mauchly e J. Presper Eckert, os criadores do ENIAC, o primeiro computador eletrônico do mundo.

O ENIAC foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, para fins militares. Com suas 18.000 válvulas, ele tinha capacidade de realizar cálculos complexos em questão de segundos, algo inédito para a época.

Apesar de ter sido um marco na história dos computadores, o ENIAC foi apenas o começo. Desde então, a tecnologia evoluiu drasticamente, chegando à Sexta geração de computadores, que promete uma capacidade de processamento ainda mais avançada.

É fascinante acompanhar a evolução da tecnologia dos computadores ao longo dos anos, desde o primeiro computador eletrônico até os avanços impressionantes da era atual.

 

Você pode estar interessado:

Deixe um comentário