Alguns dias atrás, no Android Central , li um artigo extremamente interessante sobre o downgrade no Android. Então eu decidi compartilhar com você.
Quando uma nova versão do Android é anunciada, muitos de nós começam a se perguntar quando a atualização chegará, ou começamos a procurar tutoriais em todos os lugares para nos atualizar e poder testar os novos recursos do nosso sistema operacional favorito. Dos arquivos oficiais do Nexus, é possível atualizá-los para ROMs personalizadas com base na versão mais recente disponível.
Mas nem todo mundo pensa o mesmo …
Alguns preferem permanecer em uma versão anterior do sistema operacional, às vezes lêem sobre alguns erros que você não deseja encontrar, ou a nova versão para de oferecer suporte a algum recurso ou tem problemas com o consumo de bateria, etc. Às vezes, existem vários motivos para não atualizar ou fazer o downgrade para uma versão anterior do sistema operacional, mas nem tudo é tão fácil quanto gostaríamos.
Tem certeza de que deseja fazer o downgrade ?
Faça rebaixamento (ou instalar uma versão anterior do Android) tem as suas dificuldades. Você precisa descobrir como fazer isso e pode encontrar algumas coisas que não funcionam em uma versão mais antiga.
O Google introduz novas APIs para desenvolvedores a cada nova versão do Android, e muitas marcas como HTC ou Samsung adicionam recursos a eles quando personalizam seus terminais. E muitas vezes essas funções não são compatíveis com as versões anteriores.
Talvez você se acostume a perder determinados recursos, mas há funções que você pode gostar demais e simplesmente não funcionarão se você fizer o downgrade . Às vezes, não há como corrigir essa perda de funções, e você pode estar indeciso se deve ou não fazer o downgrade ou procurar nos fóruns da ROM se eles suportarem um recurso que você precisa.
O fácil …
Os dispositivos Nexus ou qualquer um com uma imagem de fábrica e com o gerenciador de inicialização desbloqueado são especiais. Se você quiser voltar uma ou duas etapas no sistema operacional, o método é simples:
- Faça backup de suas informações
- Faça o download da imagem de fábrica desejada.
- Os flashes
Haverá muitas informações que você não poderá oferecer suporte se não for root , como progresso em jogos, histórico de mensagens, fotos e vídeos, além dos dados de todos os seus aplicativos, pois, para fazer o downgrade no Android, é necessário apagar completamente os dados. .
Pesquise aplicativos de backup e restauração , envie suas fotos e vídeos para o Google+ ou outro serviço em nuvem, converse com colegas ou conhecidos em diferentes fóruns antes de pressionar qualquer coisa. Descubra a maneira correta de atualizar os arquivos, que geralmente exigem o Android SDK e alguns comandos no terminal.
Se você quiser apenas voltar para uma versão anterior de um aplicativo, é muito simples. Tudo o que você precisa é de uma versão anterior do apk e geralmente é muito fácil de obter. Você pode instalar um navegador de arquivos que suporte os arquivos apk dos seus aplicativos. Então você os terá disponíveis para instalação no seu dispositivo a qualquer momento. Você só precisa excluir a versão atual do aplicativo, que exclui todos os dados, para poder começar do zero.
A parte mais difícil …
A verdade é que muitos de nós não temos dispositivos desbloqueados com imagens de fábrica prontas para instalar. Empresas como LG ou Samsung não publicam suas versões do sistema operacional, e encontrar um arquivo que pode ser pisca – pisca pode ter seus riscos.
E encontrá-los é a parte mais fácil. Normalmente, quando o sistema operacional de um terminal é atualizado, o carregador de inicialização também é atualizado e, normalmente, uma versão do sistema operacional requer uma versão específica do carregador de inicialização e isso não é algo que possa ser alterado a qualquer momento em um dispositivo.
Você precisará investigar os arquivos necessários e como instalá-los corretamente, o que geralmente significa violar as políticas de garantia. E avisamos que a substituição ou alteração do gerenciador de inicialização no terminal é uma das muitas maneiras de deixá-lo como um belo peso de papel.
Não somos pessimistas, mas os 5 minutos necessários para atualizar os arquivos necessários e retornar a uma versão anterior do sistema operacional exigem horas e horas de leitura e documentação.
ROMs personalizadas
Se você deseja tentar e não se importa de perder sua garantia, instalar uma ROM personalizada geralmente é uma opção melhor do que fazer um downgrade como tal. Você pode ter a versão mais recente do sistema operacional ou qualquer outra anterior, se desejar, e um grupo inteiro de desenvolvedores que trabalham para corrigir os erros e danos. E muitas vezes você desfrutará de uma versão muito semelhante à de fábrica, mas sem muitos aplicativos pré-instalados que muitas vezes não usamos e gastamos apenas memória e recursos do nosso terminal.
Eles também tendem a funcionar melhor e tornam nosso dispositivo mais rápido e mais fluido. As informações são fáceis de encontrar nos fóruns de desenvolvedores das ROMs e eles têm uma grande variedade de usuários com o mesmo dispositivo, dispostos a ajudá-lo com qualquer dúvida.
E você, você rebaixaria se pudesse? Ou você prefere uma ROM personalizada? Conte-nos nos comentários.