O DNS (Domain Name System) é responsável por traduzir o endereço de um site em um endereço IP que o computador possa entender. Por padrão, o Mac usa o DNS do provedor de internet, mas é possível alterá-lo para um servidor DNS público, que pode ser mais rápido e seguro. Neste tutorial, você aprenderá passo a passo como mudar o DNS no Mac e usufruir dos benefícios de um servidor DNS público.
Passo a passo: como alterar o DNS manualmente em seu dispositivo
Se você está buscando melhorar a velocidade de sua conexão à internet ou aumentar a segurança online, uma opção é alterar o DNS em seu dispositivo. Veja como fazer isso no Mac:
- Acesse as Configurações de Rede: vá até o menu Apple no canto superior esquerdo da tela, clique em Preferências do Sistema, depois em Rede.
- Selecione a conexão de rede que deseja alterar o DNS: pode ser Wi-Fi ou Ethernet.
- Clique em Avançado: no canto inferior direito da tela.
- Acesse a guia DNS: na janela que abrir, você verá uma lista de servidores DNS.
- Clique no ícone de “+” para adicionar um novo servidor DNS: insira o endereço do servidor que deseja usar.
- Clique e arraste o novo servidor DNS para o topo da lista: isso fará com que ele seja usado como padrão.
- Clique em OK: para finalizar a alteração do DNS.
Pronto! Agora você sabe como alterar o DNS manualmente em seu Mac.
Passo a passo: Configurando o DNS pelo CMD
Se você está procurando uma maneira de configurar o DNS no seu computador, pode fazer isso facilmente pelo CMD. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a fazer isso:
- Abra o prompt de comando: pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar e digite “cmd” na caixa. Pressione Enter ou clique em OK para abrir o prompt de comando.
- Execute como administrador: clique com o botão direito do mouse no ícone do prompt de comando e selecione “Executar como administrador”. Isso é necessário para fazer alterações nas configurações de rede.
- Digite o comando: digite “netsh” no prompt de comando e pressione Enter. Em seguida, digite “interface” e pressione Enter novamente. Agora, digite “ipv4” e pressione Enter mais uma vez.
- Visualize as configurações de DNS: digite “show dns” e pressione Enter. Isso mostrará as configurações de DNS atuais do seu computador.
- Configure o DNS: agora, você pode mudar o DNS. Digite “set dns static” e pressione Enter. Em seguida, digite “address=endereço de IP do novo servidor DNS” e pressione Enter. Por fim, digite “validate” e pressione Enter novamente.
- Verifique as novas configurações: para verificar se as novas configurações de DNS foram aplicadas corretamente, digite “show dns” novamente e pressione Enter. Isso mostrará as configurações de DNS atualizadas do seu computador.
Seguindo esses passos simples, você pode facilmente configurar o DNS no seu computador usando o CMD.
Passo a passo: Mudando o DNS para automático no seu dispositivo
Se você está tendo problemas de conexão com a internet, uma das soluções pode ser mudar o DNS do seu dispositivo. Veja como fazer isso:
- Abra as configurações do seu dispositivo e clique em Rede.
- Selecione a conexão que você está usando (Wi-Fi ou Ethernet).
- Clique em Avançado e selecione a guia DNS.
- Clique no botão + para adicionar um novo servidor DNS.
- Adicione o endereço do servidor DNS que você deseja usar (por exemplo, 8.8.8.8 para o DNS do Google).
- Clique em OK para salvar as alterações.
Pronto! Agora o DNS do seu dispositivo está configurado para automático.