Criar um pendrive de instalação do Linux no Windows é uma tarefa simples e muito útil para quem deseja experimentar ou instalar o sistema operacional em seu computador. Com o pendrive, é possível realizar a instalação em um computador sem a necessidade de um CD ou DVD de instalação. Neste tutorial, você aprenderá passo a passo como criar um pendrive de instalação do Linux no Windows. Com isso, você poderá experimentar essa plataforma livre e aberta, que oferece diversas opções e vantagens em relação a outros sistemas operacionais.
Passo a passo: criando um pendrive bootável do Linux
Você pode criar um pendrive bootável do Linux facilmente no Windows. Basta seguir estes passos:
- Primeiro, baixe a imagem ISO do Linux que deseja instalar. Certifique-se de escolher a opção de download para USB ou pendrive.
- Em seguida, conecte o pendrive ao computador e abra o Gerenciador de Disco do Windows.
- Selecione o pendrive na lista de dispositivos e clique com o botão direito do mouse. Selecione a opção Formatar e escolha o sistema de arquivos FAT32.
- Depois de formatar o pendrive, abra o Rufus (um software gratuito para criar pendrives bootáveis).
- Selecione o pendrive na lista de dispositivos no Rufus e escolha o arquivo ISO do Linux que baixou anteriormente.
- Clique em Iniciar e aguarde até que o processo seja concluído.
Pronto! Agora você tem um pendrive bootável do Linux para instalar em seu computador. É só reiniciar o computador com o pendrive conectado e seguir as instruções de instalação.
Passo a passo: Criando um pendrive de instalação do Ubuntu
Se você deseja instalar o Ubuntu em seu computador, uma das maneiras mais fáceis é criar um pendrive de instalação. Neste artigo, mostrarei como criar um pendrive de instalação do Ubuntu usando o Windows.
Passo 1: Baixe a imagem ISO do Ubuntu no site oficial.
Passo 2: Baixe e instale o programa Rufus em seu computador.
Passo 3: Conecte o pendrive ao seu computador.
Passo 4: Abra o Rufus e selecione o pendrive que deseja usar.
Passo 5: Selecione a imagem ISO do Ubuntu que você baixou no Passo 1.
Passo 6: Certifique-se de que todas as configurações estejam corretas e clique em “Iniciar”.
Passo 7: Aguarde até que o processo de criação do pendrive de instalação seja concluído.
Agora você tem um pendrive de instalação do Ubuntu pronto para usar! Basta iniciar seu computador a partir do pendrive e seguir as instruções para instalar o Ubuntu.
Criando um pendrive de instalação: Passo a passo para uma instalação fácil e rápida
Se você deseja instalar o Linux em seu computador, uma das melhores maneiras de fazer isso é criando um pendrive de instalação. Isso torna o processo muito mais fácil e rápido. Para começar, você precisará de um pendrive vazio e um arquivo ISO do Linux que deseja instalar.
O primeiro passo é baixar o arquivo ISO do Linux e salvá-lo em seu computador. Em seguida, insira o pendrive em uma das portas USB do seu PC. Certifique-se de que o pendrive esteja vazio, pois todo o conteúdo dele será apagado.
Agora, abra o Prompt de Comando como administrador e digite o comando diskpart. Em seguida, digite list disk para ver uma lista de discos conectados ao seu computador. Identifique qual deles é o seu pendrive e anote a letra da unidade.
Em seguida, digite select disk X, sendo X a letra da unidade do seu pendrive. Digite clean para limpar todo o conteúdo do pendrive e, em seguida, digite create partition primary para criar uma partição primária no pendrive.
Agora, digite format fs=fat32 quick para formatar o pendrive em um sistema de arquivos FAT32. Por fim, digite active para ativar a partição no pendrive e, em seguida, digite exit para sair do Diskpart.
Por fim, abra o Prompt de Comando novamente e navegue até o diretório onde está o arquivo ISO do Linux. Digite o comando cd /d “caminho_do_arquivo_ISO”, substituindo “caminho_do_arquivo_ISO” pelo caminho do arquivo ISO na sua máquina.
Por fim, digite xcopy *.* /s/e/f X:, sendo X a letra da unidade do seu pendrive. Isso copiará todos os arquivos do ISO para o pendrive e criará um pendrive de instalação do Linux pronto para ser usado.
Usando o Rufus no Linux: É possível?
Se você está procurando uma maneira de criar um pendrive de instalação do Linux no Windows, provavelmente já ouviu falar do Rufus. Mas e se você estiver usando Linux como seu sistema operacional principal? É possível usar o Rufus no Linux?
Infelizmente, a resposta é não. O Rufus é um aplicativo para Windows e não tem uma versão oficial para Linux. No entanto, existem outras opções disponíveis para criar um pendrive de instalação do Linux no Linux.
Uma das opções mais populares é o “dd”, um comando de linha de comando que pode ser usado para criar um pendrive de instalação do Linux. Para usar o “dd”, você precisará ter acesso ao terminal do Linux e saber o nome do dispositivo do seu pendrive (geralmente é algo como /dev/sdb).
Outra opção popular é o “Etcher”, um aplicativo de código aberto que pode ser usado para criar um pendrive de instalação do Linux no Linux, Windows ou Mac. O Etcher tem uma interface gráfica fácil de usar e é especialmente popular entre os usuários do Linux.
Embora o Rufus não esteja disponível para Linux, existem várias outras opções disponíveis para criar um pendrive de instalação do Linux no Linux. Com um pouco de pesquisa e experimentação, você deve ser capaz de encontrar uma solução que funcione para você.