O VirtualBox é um programa de virtualização amplamente utilizado para criar e executar máquinas virtuais em diferentes sistemas operacionais. Uma das formas de criar uma máquina virtual é através do formato VDI, que é um tipo de arquivo de imagem de disco utilizado pelo VirtualBox. No entanto, nem sempre temos arquivos de imagem disponíveis no formato VDI e, por isso, é necessário converter outros formatos, como o IMG, para poder criar uma máquina virtual. Neste artigo, apresentaremos um guia passo a passo sobre como converter arquivos IMG para o formato VDI do VirtualBox.
Como transformar um IMG em ISO?
Se você precisa converter um arquivo IMG para ISO, existem diversas maneiras de fazer isso. Uma das formas mais simples é usando um programa de gravação de discos, como o ImgBurn.
Para começar, abra o ImgBurn e selecione a opção “Create image file from disc”. Em seguida, escolha o drive que contém o arquivo IMG que você deseja converter para ISO.
Feito isso, selecione o destino para o arquivo ISO que será criado e clique em “Start”. O ImgBurn começará a extrair o conteúdo do arquivo IMG e a criar o arquivo ISO correspondente.
Depois que o processo estiver concluído, você terá um arquivo ISO pronto para ser usado em qualquer aplicativo que suporte esse formato, como o VirtualBox.
Caso você precise converter o arquivo IMG para o formato VDI do VirtualBox, o processo é um pouco diferente. Você pode usar uma ferramenta como o VirtualBox Manager para criar um novo disco virtual e selecionar o arquivo IMG como fonte de dados.
Com isso, o VirtualBox irá criar um novo disco virtual no formato VDI, que você poderá usar em suas máquinas virtuais. Lembre-se de configurar as opções de armazenamento e de configuração da máquina virtual de acordo com suas necessidades.
Como exportar VirtualBox?
Exportar VirtualBox é um processo simples que permite que você mova suas máquinas virtuais para outro computador ou para um dispositivo de armazenamento externo. Para exportar uma máquina virtual no VirtualBox, siga os seguintes passos:
- Abra o VirtualBox e selecione a máquina virtual que deseja exportar.
- Clique em “Arquivo” no menu superior e selecione “Exportar para OVF/OVA”.
- Escolha um local para salvar o arquivo exportado e selecione as opções de configuração que deseja incluir no arquivo.
- Clique em “Exportar” e aguarde até que o processo de exportação seja concluído.
Depois de concluir o processo de exportação, você terá um arquivo OVF/OVA que pode ser importado em outros softwares de virtualização ou no próprio VirtualBox. Lembre-se de que, ao exportar uma máquina virtual, você está exportando todos os seus dados e configurações, portanto, certifique-se de que o arquivo seja armazenado em um local seguro e que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a ele.
Como exportar máquina virtual?
Para exportar uma máquina virtual no VirtualBox, siga os seguintes passos:
- Abra o VirtualBox e selecione a máquina virtual que deseja exportar.
- Clique em Arquivo e depois em Exportar Appliance.
- Selecione um local para salvar o arquivo de exportação e clique em Próximo.
- Selecione as opções de exportação desejadas e clique em Exportar.
Depois de concluído, você terá um arquivo .ova que pode ser usado para importar a máquina virtual em outra instalação do VirtualBox.
Como importar máquina no VirtualBox?
Para importar uma máquina no VirtualBox, siga os seguintes passos:
- Abra o VirtualBox e clique em “Arquivo” no menu superior.
- Selecione “Importar Appliance” na lista de opções.
- Na janela que aparecer, clique em “Escolher arquivo” e selecione o arquivo .ova ou .ovf que deseja importar.
- Clique em “Próximo” e siga as instruções na tela para personalizar as configurações da máquina virtual.
- Por fim, clique em “Importar” e aguarde até que o processo seja concluído.
Pronto! Sua máquina virtual importada estará disponível no VirtualBox.