Muitas vezes pensamos naquilo em que acreditamos fervorosamente e perguntando um pouco, percebemos que nem tudo é como imaginávamos. Às vezes, as coisas vão além de nossos pensamentos.
Se você flertou com ROMs personalizadas e root, você saberá que, para uma instalação limpa desde a recuperação, é necessário formatar o dispositivo ou o que é conhecido na gíria **, faça o que é conhecido como limpeza. Se você leu nossos tutoriais sobre como fazer root e atualizar o Google Nexus 6P ou o mítico Galaxy Note 5, certamente saberá do que estou falando.
Mas com a chegada das ROMs oficiais do LineageOS e de suas roms experimentais sem a necessidade de fazer limpezas – se você vier da Cyanogen – elas abrem o debate para um mito que é forjado no Android há anos e que vamos analisar hoje. É necessário fazer limpezas toda vez que você faz um gerenciamento de instalação ou recuperação?
Aqueles lenços queridos
Este tópico é semelhante ao que discuti recentemente, o mito da formatação e, embora pareça muito semelhante, não abordo especificamente se os toalhetes devem ser feitos o tempo todo, mas ao fazer uma instalação.
Penso que finalmente poderei dar uma resposta quase franca a este respeito. Estou com 90% de que, sempre que quiser instalar uma ROM personalizada, você deve fazer os toalhetes correspondentes. Olho, embora isso não se aplique ao aspecto da instalação a qualquer momento , ele tem suas nuances.
Vamos dar o exemplo na mesa. Você está no estoque da ROM e se cansa disso. Você vai, você pesquisa nos fóruns e deseja instalar um que você viu que gostou. Você já tem a recuperação piscada, a raiz concluída e tudo pronto para atualizar a ROM, digamos, Team Win Recovery ou TWRP. Nesse caso, devemos fazer as limpezas correspondentes e, caso a ROM tenha alguma configuração adicional, faça-o também. É o melhor, pois uma instalação limpa tentará nos libertar de falhas inesperadas.
Mas agora, digamos que você esteja em uma ROM AOSP, que não possui atualizações via OTA, mas o desenvolvedor normalmente leva uma a cada duas semanas. Nesse caso, no caso de atualizar novamente a ROM, não, não devemos fazer nenhum tipo de limpeza. Quando a ROM que vamos piscar é simplesmente uma atualização da que já instalamos, do mesmo desenvolvedor e para o mesmo dispositivo, isso não é necessário. E rápido, desde a chegada do Android Nougat.
Você pode estar interessado: Seu celular foi deixado no bootloop? Aqui estão algumas dicas
O mesmo vale para zíperes intermitentes, como SuperSu ou qualquer mod que deseje instalar. Na grande maioria dos casos , não é necessário fazer os toalhetes ; de fato, pode parecer incrível, mas é mais provável que cause uma instalação ruim e, na melhor das hipóteses, a instalação não ocorre e, na pior das hipóteses, que o sistema não é instalado corretamente e não para de causar falhas.
Wipea quando você deve, não quando quiser
Obviamente, você pode fazer toalhetes sempre que quiser e, é claro, em determinados momentos, é até aconselhável resolver erros em nosso sistema devido ao longo tempo de uso. Mas nem sempre é a solução, a menos que seja algo inestimável quando se trata de apreciar novamente aquele pedaço de ROM que entrou em seus olhos.
Você costuma mudar muita ROM?