Para todos os entusiastas da astronomia, e também para os que não o são, é para quem o programa sobre o qual falaremos neste momento é destinado. Um desses programas que não são essenciais, mas eu gostaria que eles fossem para que todos pudéssemos experimentá-lo. Sem mais delongas, vamos dar uma olhada no Stellarium.
Esse software de código aberto é um planetário. Se você já usou o Google Earth com certeza, terá uma idéia do que esperar, mas ouso dizer que o Stellarium vai além. Este programa permite explorar todo o sistema solar e muito mais com um catálogo de mais de 600.000 estrelas, constelações de várias culturas, imagens de nebulosas , vistas da Via Láctea e uma vista incrível da atmosfera e do nascer e pôr do sol.
O Stellarium possui uma licença GPL gratuita que interpreta e mostra o céu em tempo real com o OpenGL . Permite ver o que veria com seus olhos, binóculos ou telescópio, tanto que é usado em planetários reais. Além disso, sua interface possui um nível bastante aceitável de abordagem, controle de tempo, suporte para vários idiomas, estrelas cadentes, simulação de eclipse e supernovas . Com todos os recursos, você pode pensar que é um programa muito sofisticado e difícil de usar, mas o melhor de tudo é bastante intuitivo e simples, mesmo para iniciantes.
Instalação
Está disponível para Windows, Mac OS e Linux . Para as duas primeiras opções, você pode visitar a página oficial de download do projeto e, para o sistema que nos interessa desta vez, também pode instalá-lo de duas maneiras, a primeira e mais fácil no centro de software Ubuntu ou em um terminal executando o seguinte comando:
sudo apt-get install stellarium
Com isso, você já pode provar a este planetário que, com certeza, terá algo que você tanto gosta quanto eu, e se tiver alguma dúvida sobre o seu funcionamento, poderá verificar a documentação do programa sem problemas , se tiver alguma sugestão ou comentário que não desejar. esqueça de deixá-lo abaixo.