É provável que você tenha vindo para cá porque finalmente decidiu dar alguns passos no mundo do Linux, mas não deseja participar completamente do seu aliado incondicional de toda a vida, o Windows; ou simplesmente porque você é o tipo de pessoa curiosa para experimentar opções diferentes. Independentemente das razões que o trouxeram para cá, a verdade é que você deseja aprender a usar o Linux. Portanto, aqui estão algumas das maneiras mais simples de fazer isso sem desinstalar o Windows .
Máquina virtual
Máquinas virtuais permitem executar um sistema operacional dentro de um sistema operacional. Basicamente, quando falamos de uma máquina virtual, nos referimos a um sistema operacional que funciona em mais uma janela do seu computador .
Os aplicativos mais conhecidos que nos oferecem essa capacidade são o VirtualBox, que está disponível como um aplicativo de código aberto gratuito e é distribuído sob a GNU General Public License (GPL), e o VMware Workstation como uma alternativa de pagamento avançada.
Para executar o Linux em sua máquina virtual, primeiro você precisa decidir qual das muitas distribuições Linux deseja usar e obter a imagem .ISO dessa distribuição .
CD / DVD ao vivo
A grande maioria das distribuições Linux oferece um Live CD / DVD que, além de permitir a instalação do Linux no seu computador, permite visualizar todas as opções do sistema operacional sem precisar fazer alterações no disco rígido. Embora tecnicamente, usar esse tipo de CD ou DVD não seja instalar o Linux no seu Windows. Como a máquina virtual, a imagem .ISO da distribuição Linux é necessária e deve ser gravada em disco.
USB ao vivo
Usar o Linux a partir de um USB é praticamente o mesmo que usá-lo em um CD ou DVD , mas essa alternativa oferece algumas vantagens:
- Maior velocidade de execução: um CD ou DVD deve acessar os dados através de uma pesquisa óptica, o que não é necessário em dispositivos de armazenamento em massa.
- Capacidade de armazenamento: permite obter um pacote Linux completo e portátil no seu computador.
Para usar esse método, é necessário que o USB seja inicializável e, como os métodos mencionados acima, também é necessária uma imagem .ISO da distribuição Linux.
Cygwin
Cygwin uma coleção de ferramentas que fornecem elementos Linux para Windows. Um arquivo .DLL (cygwin1.dll) atua como uma API que possui funcionalidades do Linux. Dessa forma, você pode usar aplicativos desenvolvidos para Linux no Windows , embora valha a pena mencionar que esses aplicativos devem ser compilados anteriormente.
Se o usuário deseja uma experiência real com o Linux, é sempre melhor instalar o Linux no disco rígido ao lado do Windows, conhecido como Dual Boot e permite que os dois sistemas operacionais coexistam sem afetar um ao outro. No entanto, essas opções oferecem uma olhada no Linux para aqueles que não ousam dar um passo tão grande.