O GIMP é um editor de fotografia gratuito, de código aberto e totalmente multiplataforma – o que significa que os usuários do OS X, Windows e Linux também podem se divertir – e serve como a melhor alternativa ao todo-poderoso Photoshop da Adobe. Este editor tem a particularidade de ter uma seção gráfica totalmente personalizável , algo que poucos usuários sabem.
Os recursos de personalização do GIMP vão além de alterar o mero aspecto visual – algo que também tentaremos explicar neste artigo – mas também oferecem outras possibilidades para quem sabe explorá-los, o que permite alterar a disposição do janelas que servem para formar a visualização principal do aplicativo.
Quando terminarmos, você verá que as etapas a seguir para personalizar o GIMP são muito simples e não têm muito mistério; além disso, alteraremos o arranjo das janelas e daremos uma aparência mais semelhante ao Photoshop , algo que é um problema para alguns. usuários que fazem a alteração neste editor. No entanto, vale ressaltar que esse método funciona apenas para as versões Linux do GIMP.
Como personalizar o GIMP
Primeiro de tudo, e se você ainda não o tiver, precisará instalar o GIMP antes de qualquer outra coisa . Vamos separar os métodos de instalação por distribuições, primeiro vamos ver como instalar o GIMP no Ubuntu :
sudo apt-get install gimp
O segundo método que veremos serve para saber como instalar o GIMP no Arch Linux :
sudo pacman -S gimp
O método a seguir permite saber como instalar o GIMP no OpenSUSE :
sudo zypper install gimp
E finalmente, vemos o método para saber como instalar o GIMP no Fedora :
sudo yum install gimp
É óbvio, mas é necessário. Não adianta ler esses truques se você não tiver o GIMP instalado . Assim que tivermos, podemos começar a pensar nas etapas a seguir neste artigo para personalizar o editor de imagens.
Como personalizar as cores do GIMP
Para personalizar as cores do GIMP , teremos que instalar os Temas planos do GIMP, portanto, teremos que abrir um terminal e executar uma série de comandos. Copie e cole em um terminal aqueles que deixamos abaixo:
cd && wget -O flat-themes.tar.gz http://drive.noobslab.com/data/themes/gimp/flat-themes.tar.gz
tar xzvf flat-themes.tar.gz && cd flat-themes
sudo mv * /usr/share/gimp/2.*/themes/ && cd .. && rm -r flat*
A partir daí, você terá que ir para Editar> Preferências e procurar a guia Temas , onde você pode alterar a aparência visual do GIMP simplesmente selecionando uma.
Como tornar o GIMP mais parecido com o Photoshop
Muitos usuários que iniciam no Linux e procuram uma alternativa ao Photoshop acham difícil se adaptar ao GIMP. A organização das janelas não ajuda e geralmente confunde mais do que qualquer outra coisa e outros fatores que também são importantes, como atalhos de teclado, mas é claro que uma das coisas que mais incomoda é o tema visual.
Existem dois métodos para fazer o GIMP parecer com o Photoshop , e depende se estamos usando a versão estável 2.8.x ou se estamos usando a versão 2.9.x do desenvolvedor. Let ‘s olhar primeiras versões método 2.8.x . Para fazer isso, abrimos um terminal e executamos estes comandos:
mv ~/.gimp-2.8 ~/.gimp-2.8.orig-backup
wget -O gimp-2.8.zip http://drive.noobslab.com/data/themes/gimp/gimp-2.8.zip
unzip gimp-2.8.zip -d ~/ && rm gimp-2.8.zi
Então vamos ver o método 2.9.x versões . Também é necessário abrir um terminal e executar estes comandos:
mv ~/.config/GIMP/2.9 ~/.config/GIMP/2.9.orig-backup
wget -O gimp-2.9.zip http://drive.noobslab.com/data/themes/gimp/2.9.zip
unzip gimp-2.9.zip -d ~/.config/GIMP/ && rm gimp-2.9.zip
Obviamente, também existem dois métodos para reverter as alterações caso você não esteja convencido:
#Método para las versiones 2.8.x
rm -r ~/.gimp-2.8
mv ~/.gimp-2.8.orig-backup ~/.gimp-2.8
#Método para las versiones 2.9.x
rm -r ~/.config/GIMP/2.9
mv ~/.config/GIMP/2.9.orig-backup ~/.config/GIMP/2.9
Você vê que o fato de poder personalizar o GIMP não é nada difícil . Esperamos que, com esses truques, você tenha aprendido a deixar o GIMP mais ao seu gosto e, já dito, que sinta falta do Photoshop um pouco menos.