Uma das grandes vantagens que o Android tem e possivelmente fez o Google lutar muito foi a questão da fragmentação do sistema. Lembre-se de que existem muitas versões diferentes do Android, todos nós sabemos disso. Além disso, também encontramos uma enorme variedade de fabricantes, todos com diferentes lançadores , aplicativos adicionados, modificações no sistema operacional, etc. Por esse motivo, entre outras coisas, cada atualização do sistema operacional é de responsabilidade de cada fabricante, especificamente, por exemplo, e não do Google.
” Serviços do Google Play ” seria, em poucas palavras, a solução. Como eu disse antes, existem muitos fabricantes que usam o Android e começam a personalizá-lo, fornecendo coisas únicas e criando diferentes camadas no sistema. Imagine que, considerando que existem muitos fabricantes, manter alguns aplicativos atualizados pode ser uma dor de cabeça e gerar erros em muitos dispositivos.
Dessa forma, o que consegue é que alguns aplicativos dependam completamente dos serviços do Google Play, sem contar o fato de que todos são atualizados pelo Google Play.
Além disso, este aplicativo funciona constantemente em nosso dispositivo, pois o que ele faz é verificar se há novas versões de aplicativos diferentes em geral. Além de evidentemente nos fornecer todos os aplicativos do Google, como Google Maps, Gmail, Carteira , etc.
Problemas com o Google Play Services
Vários usuários comentaram em algumas ocasiões que esse aplicativo gera problemas diferentes em seus dispositivos móveis, tornando-os lentos e muitas outras coisas. A verdade é que é um aplicativo que se torna essencial para manter nosso telefone, por isso é consideravelmente recomendável que, por nada no mundo, o exclua, pois mesmo alguns aplicativos podem não funcionar porque você não possui o Google Play Services instalado.
Removendo o Google Play Services
Obviamente, pode ser eliminado, é claro. A questão é que você precisa ser um usuário root para fazer isso, porque é necessário inserir os arquivos do sistema e excluir as coisas a partir daí, algo que parece complicado, mas na realidade não é. A questão é que, como eu disse antes, é essencial mantê-lo no celular.
Outra maneira de recuperar esse aplicativo é fazer um hardreset, por exemplo, o problema é que dessa maneira perderíamos todas as personalizações, arquivos pessoais (fotos, vídeos) aplicativos baixados etc. Deixamos o celular assim que saímos de fábrica recentemente e, obviamente, com o Google Play Services instalado.