Com a chegada da primavera e do bom tempo, é comum que nossos laptops mudem seu local de trabalho da sala ou sala de estar da casa para a piscina ou lugares semelhantes, aumentando assim o risco de que o elemento líquido entre em nosso equipamento, causando dano sério a ele.
Se, infelizmente, você estiver enfrentando uma situação líquida no seu dispositivo, recomendamos que você siga as seguintes dicas.
Desligue o equipamento o mais rápido possível, não importa
O primeiro passo que devemos tomar para que o líquido caia sobre o equipamento é desligá-lo o mais rápido possível, não importa que não seja um desligamento limpo do Windows nem que pressione o botão liga / desliga do mesmo , o importante é reduzir a energia elétrica e evite curto-circuito na placa mãe ou em qualquer outro
Uma vez desligado, devemos remover a bateria e quaisquer outros cabos que possam estar conectados ao equipamento. Ele deve ser desligado, sem bateria e sem nenhuma conexão.
Vire-o para obter o máximo de líquido possível
Da mesma forma que a água entrou, ela terá que sair, portanto, mudaremos nosso equipamento para favorecer a evacuação do líquido.
O mais comum é que a água entrou pelo teclado, por isso teremos que virar o equipamento , mas se por algum motivo entrar de algum lado, teremos que incliná-lo nessa direção.
É uma boa idéia deixá-lo por algum tempo nessa posição, para favorecermos não apenas a expulsão do líquido, mas também a secagem do equipamento.
Não tente ligar o computador para ver se funciona ou não
Provavelmente, em um momento como esse, você está realmente preocupado em saber se o equipamento foi realmente danificado ou não, mas tentar iniciá-lo instantaneamente é o pior erro que você pode cometer , pois, se por sorte ele não acabou, danificado, ligando-o para garantir que ocorra um atalho na placa .
Nunca ligue o equipamento se você não tiver 100% de certeza de que ele já está completamente seco.
Remova todas as peças que puder para secá-las com segurança
Ele acha que o estrago já está feito, a água já caiu no equipamento, mas, felizmente, você o desligou a tempo, desde que nenhuma eletricidade passe por ele, a água não deve danificar os eletrônicos desligados e, portanto, , na próxima etapa, você deve extrair calmamente todas as peças possíveis para realizar a secagem uma por uma delas.
Você precisará usar a chave de fenda e desmontar gradualmente o equipamento para secá-lo peça por peça . Obviamente, se você não é qualificado o suficiente ou não possui a confiança necessária, sempre pode levá-lo a um serviço técnico especializado.
Para secar os componentes elétricos , devemos fazê-lo com um pano não fibroso – que não deixe fios soltos -, evitando qualquer tipo de papel de cozinha ou similar , pois eles quebram e liberam pequenas partículas. Uma das melhores opções é sempre usar uma camisa ou roupas macias e em boas condições.
Apesar de ser um método popular, nunca use um secador de cabelo, você corre o risco de queimar os circuitos integrados e até deformar a peça. Lembre-se de que um dos piores inimigos do seu time é o calor; portanto, é melhor deixá-lo secar por horas ou dias e tentar secá-lo em alguns minutos , aplicando calor direto.
Verifique se o equipamento foi danificado de maneira controlada
Depois de garantir que seu equipamento esteja completamente seco e nunca antes , é hora de verificar se o equipamento foi danificado e faremos isso de maneira controlada. Não importa se para garantir que seu equipamento passe dias sem ser usado, o importante é a segurança.
Assim que tiver certeza de que está seco, é hora de verificar os danos sofridos, para fazer isso, nunca conecte o equipamento portátil ao carregador, você deve executar uma ligação sem nenhum cabo conectado a ele , pois em caso de curto-circuito, tenha o laptop conectado à corrente só piorará a situação e nunca obteremos nada de benéfico com ela. Se o seu laptop não tiver bateria no momento do teste, tente obter uma bateria compatível por outros meios, pois a conexão à energia deve ser sua última opção.
Este é o último passo: se o equipamento ligar e funcionar, você teve sorte e essas etapas foram recompensadas; se , pelo contrário, você não tiver essa sorte, precisará passar pelo serviço técnico para explicar o que aconteceu.
Por fim, lembre-se de que muitos seguros residenciais também abrangem esses tipos de acidentes que ocorrem fora de casa . Portanto, não se esqueça de ligar para sua companhia de seguros e explicar o que aconteceu, talvez com sua apólice o reparo do equipamento esteja coberto.
O que você acha do conselho? Algum líquido já entrou no seu equipamento?