Certamente, em mais de uma ocasião, você se perguntou o que exatamente acontece quando você fecha um aplicativo multitarefa e, melhor ainda, se é necessário ou não fechá-los a partir daí. Hoje vamos ver o que realmente acontece.
E quando abrimos um ou mais aplicativos, quando você pressiona o botão Início ou o botão Voltar, esses aplicativos não fecham . O que acontece é que eles permanecem na lista de aplicativos recentes; esses aplicativos podem ser acessados de várias maneiras, dependendo do dispositivo que temos. No caso da Samsung, por exemplo, e de outros celulares com teclas físicas, é tão simples quanto manter o botão Início, no caso de dispositivos Sony ou LG, por exemplo, que possuem os botões na tela, basta pressionar o botão botão multitarefa.
Geralmente, ao acessar aplicativos recentes, um conjunto de guias aparece com todos os aplicativos abertos, podendo passar de um para outro deslizando o dedo. Se quisermos fechá-los, só precisamos desfazer os aplicativos movendo-os para os lados . E muitos usuários perguntam: removemos o aplicativo completamente?
A resposta é não, porque o fechamento de um aplicativo não está simplesmente eliminando-o da multitarefa, mas existem dois processos que devem ser seguidos: o primeiro é remover o aplicativo de aplicativos recentes e o segundo é fechar os processos do aplicativo.
Portanto, se realmente queremos fechar o aplicativo completamente e não consumir mais RAM ou mais bateria, precisamos forçá-lo a fechar. Isso é algo que já explicamos em outras ocasiões. Para isso, precisamos ir em Configurações> Aplicativos> Selecionar o aplicativo> Forçar parada e, dessa forma, fecharemos qualquer processo que tenha o aplicativo aberto no telefone ou tablet.
A conclusão que podemos tirar é que, em última análise, manter as aplicações em segundo plano se danificar levemente o consumo de RAM e bateria, no entanto, o nível é tão mínimo que não vale a pena fechá-las o tempo todo. Então, a menos que você tenha um problema mais sério, não vale a pena fechar cada aplicativo usado .