Você certamente saberá que uma das razões pelas quais gostamos de usar os diferentes sabores do Linux é que ele é totalmente personalizável . Com a distribuição que você possui, você pode deixá-la completamente ao seu gosto, imitando o ambiente de área de trabalho do Mac OS ou qualquer outro que desejar, além de ter o número de mesas que deseja disponíveis e opções de animação de janelas, temas e outros. Se você é um daqueles que gosta de experimentar ambientes de desktop, experimente este projeto, um esforço da comunidade Open Source.
O MATE é um ambiente de área de trabalho que possui características semelhantes às de outras pessoas, mas, como um todo, elas a tornam uma boa opção para iniciantes e especialistas no mundo do Linux . Tente preservar o estilo clássico com a barra de aplicativos superior e, ao mesmo tempo, incorpora novas tecnologias para permanecer entre o grande número de interfaces gráficas. Atualmente, está em desenvolvimento, mas, como de costume, possui versões estáveis para distribuições como Arch Linux, Manjaro, OpenSUSE, Ubuntu, Gentoo e até mesmo para sistemas operacionais baseados em BSD, como FreeBSD ou Ghost-BSD.
O MATE é composto por um grupo de aplicativos conhecidos para quem usa o Gnome , usa Pen como editor de texto, Box como gerenciador de arquivos, Lectern como visualizador de documentos e o terminal MATE, que é um derivado do terminal Gnome. Atualmente, está na sua versão 1.14, que foi lançada há alguns meses com vários ajustes e correções de bugs.
Instalação
Se você estiver interessado em experimentar o MATE, poderá adicionar os repositórios, dependendo da sua distribuição, no site oficial do projeto. Se você usa o Slackware, também pode obter repositórios através de um site não oficial.
Para evitar perder a alfândega, deixo os comandos para instalar o MATE no Ubuntu:
sudo apt-get update
sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install mate-archive-keyring
sudo apt-get update
Você pode optar por instalar a versão reduzida:
sudo apt-get install mate-core
Ou a versão completa:
sudo apt-get install mate-desktop-environment
Se você estiver interessado em continuar experimentando ambientes de desktop para sua distribuição, consulte o nosso tutorial para instalar o Cinnamon no Ubuntu, ou se estiver interessado em escrever a partir de outro sabor de GUI ou Linux, não se esqueça de deixá-lo nos comentários.