No Root, nós já ensinamos a você arquivar um pouco da dureza do Linux. Recentemente, ensinamos a você como resolver o problema de brilho no Ubuntu , e também ensinamos que você pode impedir o aquecimento do seu sistema se você usa o Linux. Até demos as chaves para acelerar um pouco mais o Ubuntu se a otimização que vem como padrão não for suficiente.
Hoje, mostraremos como saber se o seu disco rígido está danificado ou com problemas de saúde . Se a gravação ou a leitura são muito lentas, talvez você precise seguir estas etapas e verificar como está o disco rígido.
Para detectar falhas no disco rígido, usaremos a tecnologia SMART , a análise de monitoramento automático e a tecnologia de relatórios , que permitem detectar falhas com antecedência , permitindo copiar as informações e substituir o disco antes que o erro avance .
Tecnologia SMART no Linux
Começaremos a instalar os smartmontools , dessa forma, usaremos a tecnologia SMART em nosso sistema:
sudo apt-get install smartmontools
Assim que terminarmos a instalação , devemos verificar se a tecnologia está ativada em nosso HDD com este comando, modificando-a se precisarmos verificar outro disco:
sudo smartctl -i /dev/sda
Como podemos ver na captura, na última linha, no nosso caso, a tecnologia SMART está ativada . Se o resultado fosse negativo, usaríamos este comando para ativá-lo:
sudo smartctl -s on -d ata /dev/sda
Diagnosticando nosso disco rígido com o SMART
O software que instalamos anteriormente nos permitirá realizar testes curtos e longos em nosso disco , fornecerá um registro de erros, para que possamos saber o que está errado e tentar proteger nossas informações e dados antes de perdê-los. Começamos fazendo um pequeno teste, aproximadamente dois minutos aproximadamente:
sudo smartctl -t short /dev/sda
Caso desejemos fazer um teste longo:
sudo smartctl -t long /dev/sda
Para ver o log de erros de cada teste , devemos usar o seguinte comando quando cada um deles estiver concluído:
smartctl -l error /dev/sda
Se houvesse a chance de nosso disco rígido falhar , a saída que o comando nos daria seria algo como isto:
=== START OF READ SMART DATA SECTION ===
SMART overall-health self-assessment test result: PASSED
Please note the following marginal Attributes:
ID# ATTRIBUTE_NAME FLAG VALUE WORST THRESH TYPE UPDATED WHEN_FAILED
RAW_VALUE
190 Airflow_Temperature_Cel 0x0022 044 033 045 Old_age Always FAILING_NOW 56 (96 110 58 25)
A saída mostrada pelo programa padrão pode não ser suficiente e você deseja saber com mais detalhes onde, como e por que seu disco falha, você pode usar um comando que mostrará um log de erros muito mais detalhado:
sudo smartctl --attribute --log=selftest /dev/sda
Dessa forma, teremos certeza de que, se o disco rígido apresentar falhas, onde você as possui e se a integridade for boa ou ruim, será muito útil evitar a perda de informações confidenciais antes que o disco continue a falhar, podemos prever a falha do disco. HDD