Os editores de texto são ferramentas fundamentais para qualquer desenvolvedor e é a premissa básica na qual todos os ambientes de desenvolvimento integrados ou IDEs (como o Android Studio ) se baseiam. Algum tempo atrás, conversamos sobre como instalar o editor de texto Atom no Ubuntu , e hoje mostramos o caminho para ter seu concorrente mais direto no seu Linux: suportes.
Entre os desenvolvedores, sempre houve alguma discussão sobre qual dos dois é melhor. De fato, o aspecto competitivo entre os dois chegou a tal ponto que agora o Brackets incorpora a função SplitView em sua versão mais recente, sendo que o Atom já o traz por padrão. Também é verdade que cada um obedece a propósitos diferentes, embora Brackets e Atom possam ser convertidos em editores multiuso adicionando extensões .
Se você não está familiarizado com o Brackets, para se atualizar um pouco, basta dizer que é um editor de código aberto projetado especificamente para web design . Ele suporta linguagens HTML, CSS e JavaScript e é totalmente multiplataforma, o que significa que está disponível para Linux, Windows e OS X.
Esse programa foi originalmente criado pela Adobe, mas atualmente está sendo mantido pela comunidade. Entre seus recursos, podemos destacar um modo de edição rápida que mostra o código CSS que acompanha uma tag que você seleciona no editor principal ou no navegador ao vivo anterior . As alterações feitas são refletidas diretamente no navegador sem que você precise salvar seu trabalho ou recarregar a página, embora no momento isso esteja disponível apenas para o Google Chrome .
Os colchetes, como dissemos antes, suportam a adição de extensões para fornecer mais funcionalidade. Existem mais de 400 disponíveis e eles podem ser instalados com muita facilidade através do Extension Manager.
Instalando suportes
Para ter colchetes no Ubuntu, abra um terminal (CTRL + ALT + T) e execute os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/brackets
sudo apt-get update
sudo apt-get install brackets
E com isso seria suficiente . Com esses comandos, você já pode ter a versão mais recente do Brackets no Ubuntu.