Há algum tempo, o Xposed Framework está em andamento e alguns utilitários já foram descobertos: da personalização de nível mais alto à correção de erros de segurança, passando por ajustes e personalizações de aplicativos de fabricantes específicos. Não há dúvida de que no universo Android o Xposed Framework é uma ferramenta tremendamente útil , mas ocorreu-lhe que você poderia criar sua própria camada de personalização usando o Xposed e alguns módulos extras? Leia para saber mais.
O que é o Framework Xposed?
Embora no Rooting já tenhamos dado uma boa descrição do que é o Framework Xposed , se necessário, forneceremos um breve resumo antes de continuar. O Xposed nos permite personalizar elementos do sistema operacional que variam do nível mais puro do sistema às camadas mais superficiais, sem a necessidade de instalar uma ROM personalizada . Use os chamados módulos, que nada mais são do que extensões que adicionam recursos diretamente ao Android. A melhor parte do Xposed é a facilidade de uso . As coisas que você pode fazer com ele não exigem conhecimento especializado do sistema operacional; portanto, com alguns toques, você pode criar sua própria versão do Android e ainda receberá atualizações do OTA.
Instalando o Xposed Framework
Antes de poder usá-lo, você precisa ter acesso root . Cada dispositivo tem uma maneira de obtê-lo. Se você precisar fazer root no seu terminal, poderá usar ferramentas diferentes, como Framaroot ou VRoot .
A seguir, é necessário baixar o Xposed Installer e instalá-lo . Iniciamos o aplicativo, vá para a seção Framework e clique em Instalar / Atualizar . Se tudo correr bem, solicitará que reiniciemos o terminal. Fazemos isso e teremos o dispositivo pronto para começar a incluir os módulos no Xposed.
Download de módulos
O suporte ao desenvolvedor do Xposed é realmente bom. Existem centenas de módulos para escolher no instalador do Xposed : Vamos para a seção “Downloads”, onde há uma extensa lista de extensões. A maioria funciona em qualquer dispositivo, a menos que diga o contrário. Para baixar um módulo, siga estas etapas:
- Clique no módulo que queremos.
- Lemos a descrição para verificar se podemos instalá-la – é necessário verificar a versão mínima do Android que precisa ser executada – e procuramos a página da versão.
- Clique no botão de download na versão estável mais recente.
- Após o download do módulo, ele será levado ao instalador. Clique em “Instalar”.
- Uma notificação aparecerá dizendo que o módulo não está ativado. Nós pressionamos.
- Clicamos na caixa de seleção que aparece ao lado do nome do módulo.
- Reiniciamos o telefone e é isso.
Alguns módulos adicionarão alguma função sem precisar configurá-los. Outros virão na forma de um aplicativo que nos permite ajustar as opções disponíveis . Depois de reiniciar o terminal para ativá-los, podemos abrir o aplicativo que acompanha esses módulos e deixar a configuração dele ao nosso gosto. Sempre que fizermos alterações na lista de módulos instalados, seremos solicitados a reiniciar o terminal.
Cinco módulos que recomendamos
Tudo o que você vai ler aqui são dicas que damos a você para tornar seu Android o mais pessoal possível , além de substituir o iniciador e os ícones. O que importa é que você tenha algo o mais próximo possível de uma camada de personalização criada por você em seu terminal, e tudo isso sem ter que conhecer programação ou design gráfico. Vamos lá!
Deixe os aplicativos escolherem a cor da interface do usuário com a barra Status colorido
Com este módulo, a barra de navegação e as cores de status são alteradas automaticamente e ajustadas à cor do aplicativo que estamos usando o tempo todo. Você também pode alterar a cor manualmente para cada aplicativo .
Multiventana com XHaloFloatingWindows
Uma das ROMs personalizadas mais populares disponíveis atualmente é o Paranoid Android. Ele possui um recurso muito interessante chamado Halo, que permite que os aplicativos sejam colocados em janelas flutuantes . XHaloFloatingWindows é um módulo que nos permite trazer a mesma função para qualquer ROM. É especialmente útil em dispositivos com uma tela grande, como o Samsung Galaxy Note ou tablets .
Desenhe a restrição de localização dos aplicativos com o MoDaCo Toolkit
Este módulo pode fazer algumas coisas, mas o mais útil de toda a lista de recursos é a remoção da restrição de localização geográfica . Uma vez instalada, você pode fazer com que a Google Play Store se comporte como se estivesse morando nos Estados Unidos ou na Inglaterra, por exemplo, e faça o download de aplicativos que não estão disponíveis no seu país. Outras coisas que você pode fazer com o MoDaCo Toolkit incluem a capacidade de girar qualquer aplicativo em todas as direções e algumas configurações especiais para usuários HTC.
Personalização de alto nível com GravityBox
O último módulo de personalização que recomendamos é este. Ele tem duas versões, uma destinada a funcionar em dispositivos KitKat e outra para dispositivos Jelly Bean. O GravityBox já apareceu no site irmão Andro4all e está cheio de configurações para praticamente qualquer área do telefone: adicione blocos a configurações rápidas, atalhos de bloqueio de tela, configurações de barra de status e de navegação, opções de ligar e desligar e muito mais . É uma ferramenta multiuso para tudo o que você deseja personalizar .
Controlar permissões de aplicativos com o XPrivacy
Com este módulo, você obtém controle total sobre as permissões de todos os seus aplicativos . Você pode solicitá-los de acordo com o que as permissões deles exigem e descartar aqueles que não lhe interessam. Por exemplo, se você não deseja que um aplicativo saiba sua localização geográfica, o XPrivacy fornecerá um falso. E você pode até dar uma lista vazia a um aplicativo que solicita sua lista de contatos. É um módulo muito interessante para o usuário preocupado com sua privacidade.
O Xposed é um dos melhores motivos pelos quais podemos fazer root no seu dispositivo Android . Se você gosta de personalizar seu terminal, esta é uma maneira de realizar algumas mudanças poderosas que você certamente gostará. Você já usou o Xposed? Quais módulos você instalou? E se você não usá-lo, isso serviu para convencê-lo a fazê-lo?
Repositório do Módulo Xposed | Xposed Installer