Quando pensamos nos principais componentes que fazem parte de um computador, não há dúvida de que dois dos mais importantes são aqueles que têm a ver com o processador e a placa-mãe .
Em geral, pode-se dizer que os processadores compatíveis com um computador são todos aqueles determinados pela placa-mãe , tanto do chipset da placa-mãe quanto da versão do BIOS.
O normal é que cada placa-mãe chegue acompanhada de um manual no qual você pode verificar a lista de processadores compatíveis, ou pelo menos suas características, para que, se o usuário quiser atualizar o processador, ele possa fazê-lo .
De fato, por outro lado, o BIOS pode ser atualizado ou atualizado, o que nos permite ter a chance de apostar em processadores mais rápidos que os originais, gerando um melhor desempenho do nosso PC.
Bem, se o que você deseja é saber quais são os processadores compatíveis com sua placa-mãe , mostraremos uma série de perguntas e etapas que você deve levar em consideração.
Antes de iniciar, em qualquer caso, é importante que você saiba que precisará de alguns elementos específicos para poder executar este tutorial , relacionados ao manual do usuário da placa, uma chave de fenda e uma lanterna.
Como saber se minha placa-mãe do PC tem suporte para um processador
A primeira coisa a ser feita nesses casos é procurar o manual do usuário do computador ou da placa-mãe , que recomendamos armazenar, tentando encontrar nela a lista de especificações técnicas disponíveis. Lá você deve ver uma lista de processadores compatíveis.
Na segunda instância, supondo que, por algum motivo, você não possua o manual do usuário mencionado anteriormente, outra solução pode ser desligar o computador e remover a tampa do gabinete . Aqui, pode ser necessário usar uma chave de fenda, removendo os parafusos que prendem a tampa da caixa ou um dos lados que protegem seu conteúdo no nível do hardware.
Quando você remover a tampa ou um dos lados, o próximo passo será verificar a placa-mãe usando uma lanterna, se considerar apropriado , para procurar o número do fabricante e o modelo da placa em questão.
Com essas informações disponíveis, verifique no site do fabricante quais modelos são compatíveis com esta placa-mãe.
Às vezes, podemos pular a etapa anterior , para revisar diretamente o site do fabricante com informações gerais, mas não específicas, sobre a placa-mãe. No entanto, você precisa saber que esse método pode falhar.
Se as soluções acima não funcionarem para você, você sempre terá a possibilidade de entrar em contato técnico com o fabricante do computador ou da placa-mãe , para consultar quais são os processadores compatíveis com ele.
Dicas para escolher um processador
Também acreditamos que é importante que você considere algumas dicas que ensinaremos ao escolher um processador , pois a partir delas você pode obter um melhor desempenho do seu PC ou economizar algum dinheiro.
Por exemplo, uma recomendação que sempre fazemos a esse respeito tem a ver com esperar um pouco antes de comprar o último processador disponível no mercado , pois com isso você reduzirá significativamente seu preço.
Da mesma forma, você não deve perder de vista, em nenhum caso , comparar vários processadores da mesma série para reconhecer quais são as diferenças existentes no ciclo do relógio e outros detalhes que podem modificar seu preço.
Há também casos em que, fora do processador, já é conveniente atualizar outros componentes do computador, como a placa de vídeo, a fonte de alimentação e até a RAM; e talvez a melhor opção seja procurar um novo computador .