Como saber qual é o meu coeficiente intelectual?

Anteriormente, em algum outro artigo, já tínhamos conversado sobre o QI , e querendo ou não, é uma questão que de tempos em tempos aparece à vista e ouvimos falar de todos nós, causando centenas de dúvidas sobre ele. Obviamente, todos nós já ouvimos falar sobre o QI, mas vários estudos indicaram que a maioria das pessoas não sabe o que queremos dizer quando abordamos essa questão e muito menos qual é o seu próprio QI.

Precisamente por esse motivo, e considerando a enorme curiosidade que despertou o assunto em um bom número de nossos leitores, é que nesta ocasião queremos especialmente fazer um artigo completo falando um pouco sobre as diferentes investigações em torno do coeficiente intelectual das pessoas. , para que você possa se aproximar muito mais da compreensão do conceito e de sua capacidade de fazê-lo.

O que é o QI ou QI?

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que, quando falamos sobre o QI, é o mesmo que quando nos referimos ao QI, que vem do “quociente de inteligência”, valor resultante da capacidade das pessoas de resolver diferentes situações, exercícios e hipóteses. problemas que foram especialmente desenvolvidos para poder medir diferentes capacidades que produzem “inteligência”.

Obviamente, como nem todos os testes de QI têm os mesmos objetivos , nem todos foram projetados da mesma maneira ou com o mesmo conteúdo, e hoje em dia podemos encontrar testes de QI realmente variados. De qualquer forma, a regra geral diz que um desses testes é composto por uma boa quantidade de perguntas e exercícios de todos os tipos, às vezes com várias opções nas quais devemos escolher o correto, para aplicar lógica, memória, compreensão de leitura e outros tipos de inteligência que foram os primeiros a serem considerados pela ciência.

Relacionado:  O Smartphone, o dispositivo preferido para compras online

Se você está procurando informações na web sobre testes de QI, pode ver que os habitantes de certos países parecem ter uma capacidade maior do que outros de expressar esse tipo de inteligência . De fato, as estatísticas mostram que nações como Cingapura, China ou no norte da Europa são as que apresentam a maior porcentagem de habitantes com um “IC normal”, ou seja, entre 85 e 115 pontos, praticamente sem casos. abaixo dessa linha.

Além disso, não podemos perder de vista isso de outras formas, o QI nada mais é do que uma série de testes que tentam verificar o nível de inteligência da pessoa, mas em nenhum caso contribui para o desenvolvimento da mesma. Portanto, não faz muito sentido para uma criança resolver 10 testes de QI por dia , pois os resultados raramente variam entre si e podem ser frustrados.

Mas o que é inteligência?

É claro que falar dos testes de QI ou do próprio QI sem parar por um momento no que consideramos “inteligência” é bastante complicado, por isso devemos dizer a esse respeito que a Real Academia Espanhola entende por esse conceito, o ” capacidade de entender ou entender; capacidade de resolver problemas; habilidade, destreza e experiência . ” Como você pode ver, é uma descrição que se assemelha ao objetivo final dos estudos de todos esses testes de QI.

No entanto, também é verdade que, se você leu com atenção a explicação da SAR, pode parecer que um teste simples, que às vezes leva apenas alguns minutos, não tem chance de verificar esse número de capacidades do ser humano. O que acontece é que, na realidade, nada mais é do que uma ferramenta adicional para outros testes , que não determina definitivamente qual é a capacidade de cada pessoa.

Relacionado:  Se meu telefone cair na água, é garantido?

De fato, a relevância dada aos testes de QI é muito menor do que há algumas décadas atrás , quando se pensava que seus resultados eram um diagnóstico claro da inteligência das pessoas. O cálculo do QI nada mais é do que uma medida da demonstração das habilidades cognitivas específicas que podemos ter adquirido durante o desenvolvimento de nossas vidas, mas não mais do que isso.

Precisamente por tudo o que mencionamos, é que, por mais divertido e interessante que pareça, os testes de QI não são levados em consideração quando se trata de determinar o currículo de uma criança, nem os programas de bolsas de estudos universitárias , outro mérito acadêmico, porque é uma coisa estatística, que deve ser demonstrada na vida real, diante de problemas reais.

Os diferentes tipos de inteligência

Um dos problemas mais concretos que podemos encontrar se nos apegarmos aos resultados dos testes de QI é que, como sua origem não é tão recente, eles não consideram todos os novos tipos de inteligência que foram incluídos pelo cientistas nas últimas décadas, e que, por exemplo, o mercado de trabalho, se for levado em consideração, o que fala de um certo atraso nesse sentido.

Se considerarmos como a maioria dos testes de QI é realizada atualmente, encontraremos uma série de exercícios que respondem à velocidade visual e à capacidade de memória das pessoas. São habilidades importantes, sim, mas apenas duas das muitas que um ser humano deve demonstrar para ser considerado “inteligente” e, portanto, um teste dessas não pode ser levado muito a sério para conceder uma bolsa de estudos ou uma posição em uma empresa séria. .

Relacionado:  As pessoas estão morrendo de vontade de tirar uma selfie

Por outro lado, também é verdade que existem outros testes que estão um pouco mais próximos de nos oferecer um conhecimento sobre a inteligência da pessoa , como aqueles que incorporam exercícios de lógica e matemática ao mesmo tempo, integrando a habilidade O raciocínio da pessoa para a necessidade de chegar a um resultado que, por outro lado, será único, limitará a capacidade imaginativa da pessoa que realiza o teste.

Se você já ouviu falar de pensamentos divergentes , isso pode ajudá-lo a considerar que, quando falamos sobre esses testes ou testes de QI, estamos nos referindo a um tipo completamente diferente de sistema. De fato, é uma série de exercícios cujo único objetivo é medir a capacidade do pensamento convergente , embora, por sua vez, limitem a inteligência associada à criatividade e muitos outros.

Em poucas palavras, que os resultados dos testes de QI ou de inteligência não ajudam muito e você não deve ficar com eles, obtendo números ruins ou bons em comparação com outras pessoas.

Você encontrará informações sobre:

Como conhecer meu coeficiente intelectual

 

Você pode estar interessado:

Deixe um comentário