Como muitos de vocês sabem, o número de desktops diferentes para o Ubuntu e suas distribuições é bastante amplo . Um dos mais famosos é o Cinnamon e, graças ao pessoal da Ubunlog , hoje trazemos um guia para instalá-lo na versão mais recente do Ubuntu: Ubuntu 16.04 .
Para quem não sabe, o Cinnamon é um desktop baseado no Gnome, outro desktop conhecido e difundido entre os usuários desta distribuição de sistemas Linux. Em sua nova versão 3.0, apresenta algumas novidades em relação ao seu antecessor:
- Melhorias no sistema de gerenciamento de janelas.
- Controle de toque aprimorado do touchpad do laptop.
- Novas opções de acessibilidade e som.
- Agora você pode definir um nome personalizado para dispositivos conectados que usam a bateria.
- Caixas de diálogo e menus têm animações.
- O suporte ao GTK, Spotify e Viber foi aprimorado.
Instalação do ambiente
A instalação do Cinnamon em nossa distribuição Ubuntu é semelhante à instalação de qualquer outro desktop .
Primeiro, devemos adicionar o repositório oficial do PPA, onde encontraremos os pacotes necessários para a instalação . O repositório pode ser adicionado com o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:embrosyn/cinnamon
Depois que o repositório foi adicionado, procedemos ao download dos pacotes necessários usando o comando:
sudo apt-get update && sudo apt-get install cinnamon cinnamon-core
Quando o download terminar e os pacotes tiverem sido instalados, devemos reiniciar o computador para começar com a nova área de trabalho do Cinnamon. Para começar com esta área de trabalho, na tela de login, selecionamos o círculo logo acima do campo de texto em que inserimos a senha e escolhemos Cinnamon entre as opções disponíveis.
Se tudo der certo, teremos nossa nova mesa totalmente funcional.
Como desinstalar o Cinnamon 3.0?
Se ela não o convenceu ou não funciona como esperado, você sempre pode desinstalá-la e excluir todo o rastreamento que você pode deixar no seu computador. Para removê-lo, você deve efetuar login com outra área de trabalho e executar o seguinte comando através do terminal:
sudo ppa-purge ppa:embrosyn/cinnamon
Com isso, teremos desinstalado completamente.
Se você preferir uma distribuição na qual você já traz essa área de trabalho instalada por padrão e economiza todo o processo de instalação, sempre pode experimentar o Apricity OS, que usa Cinnamon e Gnome
O guia ajudou? Você já experimentou a nova versão? Dê-nos a sua opinião!