Como gravar uma imagem ISO e criar um USB inicializável ou inicializável no Windows, Linux ou Mac? Guia passo a passo

A criação de um USB inicializável tornou-se muito popular.Você já se perguntou como instalar um sistema operacional ou simplesmente executar programas especiais sem arriscar o que você tem no seu computador? Bem, a resposta está neste tipo peculiar de pendrive, que permitirá que você tenha uma imagem ISO que pode ser executada no menu Boot que todos os dispositivos portáteis ou de desktop têm em seu firmware .

Instalar um sistema operacional através de um USB inicializável é a solução para muitas pessoas, porque é mais barato e alguns laptops (mini-laptops) não conseguem ler CDs e só podem ser acessados ​​através de dispositivos USB. Além disso, eles também se tornaram populares porque é uma maneira de experimentar software avançado sem comprometer a versão do Windows, Linux ou MacOS .

Se tudo o que estamos dizendo ainda soa como física quântica, continue lendo este tutorial para aprender de uma vez por todas o que é um USB inicializável , quais são seus usos e como você pode criar o seu nos principais sistemas operacionais, como Eles são Linux, Windows ou MacOS. Portanto, preste atenção e coloque este artigo nos seus marcadores para poder estudar tudo bem várias vezes até que fique claro para você.

O que é um dispositivo USB inicializável e quais usos ele possui?

Você quer saber o que é um USB inicializável? , é o dispositivo que, por meio de um processo, é capaz de fornecer um sistema operacional ao computador. A palavra “rejeição” refere-se à modificação da ordem de inicialização dos seus dispositivos, quando você “inicializa” seu pendrive , lê-o antes do sistema de inicialização do computador , o que permite a instalação de várias ferramentas e outras ações sem colocar arrisque qualquer componente do sistema operacional original.

Eles são usados ​​para executar ferramentas ou programas para que o sistema operacional original não seja comprometido ou que não seja instalado em computadores que tiveram uma reinicialização completa. O que você precisa é uma imagem ISO do sistema operacional que você deseja instalar no USB inicializável e um pendrive de pelo menos 4 GB .

Etapas para gravar uma imagem ISO no USB e torná-la inicializável

Atualmente, existem diferentes sistemas operacionais aqui, mostraremos como criar um USB inicializável a partir dos principais (Mac, Linux, Windows). De uma maneira fácil e simples. Antes de iniciar, é necessário que você tenha um pendrive completamente novo ou não faça uma redefinição definitiva para o que você tem em mãos.

Fazer isso é muito fácil, basta acessar ” Computador ” no sistema operacional que você possui; localize o dispositivo removível; clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique com o botão esquerdo na opção ” Formato “. Depois disso, todas as informações armazenadas desaparecerão.

Deve-se notar que, depois de inicializá-lo, você pode continuar armazenando informações normalmente nele, desde que haja espaço suficiente para isso . Se no futuro você gostaria de fazê-lo normal novamente, basta formatá-lo e pronto. Sem mais o que dizer, começamos com a explicação de como criar seu dispositivo de inicialização removível no Windows, Linux e MacOS.

Relacionado:  Como excluir uma conta do iCloud de forma fácil e rápida para sempre? Guia passo a passo

No windows

Este é o sistema operacional no qual é mais fácil fazer tudo, pois a maioria das pessoas está mais identificada com isso. O processo é muito fácil e você precisará primeiro fazer o download de um programa que permita fazer o processo. Recomendamos à Rufus  que, neste link, você possa baixá-lo na página oficial da Rufus.com.br .

Depois de ter em seus documentos, as etapas a seguir são as seguintes:

  • Você abre a pasta em que o download foi salvo, selecione o programa e clique duas vezes nele.
  • Uma janela principal será exibida, onde você verá várias opções suspensas. A primeira opção Dispositivo; a segunda opção Tipo de partição e sistema de destino; Terceiro sistema de arquivos e o quarto tamanho do cluster. Também um espaço onde você pode alterar o nome do dispositivo e algumas opções de formatação .
  • Com o programa já aberto, conecte o pendrive e o Rufus mostrará na primeira opção ( Dispositivo ) o nome completo do dispositivo; se ele não aparecer, verifique se o dispositivo está conectado corretamente.
  • Localize um ícone de disco na parte inferior do programa, localizado à direita da opção inferior com o nome ” Criar disco inicializável com …”  e clique nesse ícone.

  • O gerenciador de pastas do Windows será aberto automaticamente. Uma vez aberto, você localizará a imagem ISO que você baixou anteriormente, clique duas vezes nela para selecioná-la.
  • No campo Nova tag , você alterará o nome do dispositivo para um que facilite seu reconhecimento. As outras opções de configuração permanecem iguais.
  • Na parte inferior, há um botão que diz Iniciar , clique nele.

  • Uma janela de diálogo será aberta informando que tudo no pendrive será excluído. Clique em OK.
  •  Aguarde a conclusão da operação até aparecer uma mensagem dizendo abaixo Operação concluída. Normalmente, leva entre 5 a 15 minutos para terminar.
  •  Você desconecta o USB e acaba com o seu dispositivo inicializado.

No MAC

O procedimento neste sistema operacional geralmente varia muito, pois os programas podem facilitar ou até atrapalhar o processo, mas aqui você encontrará a maneira mais fácil. Para o Mac, é recomendado o uso da ferramenta Assistente de Boot Camp , esse aplicativo é instalado de fábrica nos computadores Apple.

Caso não o possua, você pode encontrá-lo no seguinte link: Support.apple.com/boot-camp . Depois de localizar os passos a seguir, são os seguintes:

  • Conecte sua unidade flash ao Mac (lembre-se de que tudo o que estiver contido no dispositivo será excluído).
  • Localize o aplicativo Assistente de Boot Camp e abra-o acessando Aplicativos> Utilitários (ou inicie com o Spotlight).
  • Marque a caixa Criar um disco de instalação do Windows e desmarque Instalar versão do Windows.
Relacionado:  Extensão de arquivo .CSV O que são e como abrir esse tipo de arquivo?

  • Clique no botão Continuar .
  •  Na opção que diz imagem ISO, clique em Escolher para selecionar a imagem ISO baixada anteriormente para o seu Mac.
  • Selecione a unidade removível que você deseja converter para USB inicializável e clique em Continuar .

  • Confirme se deseja formatar a unidade flash USB e aguarde.

  • Quando o processo estiver pronto, você verá que a unidade mudou seu nome para WININSTALL.
  • Seu dispositivo de inicialização está pronto , o que resta é remover o USB do computador.

No Linux

“ATUALIZADO ✅ Você precisa gravar uma imagem ISO no USB inicializável e não sabe como fazê-lo? ⭐ ENTRE AQUI ⭐ e descubra como isso é feito passo a passo com este TUTORIAL IAL FÁCIL e RÁPIDO ✅”

Este é um sistema operacional que cresce e compete gradualmente com o Windows; por esse motivo, muitos dos programas usados ​​no sistema operacional Microsoft também podem ser usados ​​no Linux.

Para poder criar um UBS inicializável nessa interface, siga as etapas que explicamos abaixo:

  • Você precisará fazer o download do aplicativo necessário para inicializar seu dispositivo, por recomendação, faça o download do WinUSB , no seguinte link: Pkgs.org/download/winusb
  • Após o download, use os seguintes comandos no terminal para instalá-lo:
    • sudo add-apt-repository ppa: nilarimogard / webupd8
    • atualização do sudo apt 
    • sudo apt instala winusb

Depois que tudo estiver instalado, o disco de inicialização é criado. Windows Primeiro iniciando o programa e siga as etapas que explicamos abaixo:

  • Quando você inicia o programa, seleciona o disco de inicialização (imagem iso) sob o primeiro texto ( De uma imagem iso de disco).

  • Em seguida, selecione o USB que você vai usar e clique em Instalar .

  • E você só precisa aguardar o término do processo e remover o dispositivo.

* Nota: Em alguns casos, geralmente diz erro e é por isso que você pode orientar-se a inicializá-lo através do console de comando:

  • Primeiro, determine onde o dispositivo está localizado, você pode localizá-lo com a ajuda do programa WinUSB (um endereço de exemplo será exibido: / dev / sdd ).
  • Quando o dispositivo estiver localizado e o caminho ISO (você pode encontrá-lo da mesma maneira que o dispositivo), use o seguinte:  sudo winusb –format </path/to/windows.iso> <device>

  • Em < dispositivo >, você colocará o endereço do dispositivo e em </caminho/para/windows.iso>   o endereço da imagem ISO.
  • Você espera que o processo termine e você terá seu USB pronto para instalar o sistema operacional.

Como usar um USB inicializável?

Todos os computadores têm um menu de  inicialização ou menu de inicialização que pode ser acessado ativando-o imediatamente antes do sistema operacional começar a funcionar. Como você deve ter notado, ensinamos como criar um removível inicializável com uma imagem ISO do sistema operacional Microsoft Windows, mas isso não significa que ele só possa ser executado em computadores com esse sistema instalado.

Relacionado:  Como atualizar o TubeMate gratuitamente para a versão mais recente? Guia passo a passo

Você pode usá-lo em qualquer computador, uma vez que é executado antes que o sistema operacional original comece a funcionar.Lembra que dissemos a você que as coisas podem ser feitas sem comprometer o sistema operacional? Bem, aqui está o truque desses USB, eles não têm nada a ver com o software, pois é algo que é executado no firmware.

Então, como entramos no nosso USB ? Bem, tudo depende do computador. Geralmente em computadores com processadores Intel, isso é feito pressionando as teclas F11 ou Delete algumas vezes antes do início do sistema operacional , mas isso não é uma norma. Em alguns casos, pode ser F12, Esc ou até nenhum, apenas inserindo o removível inicializável, o dispositivo o reconhecerá e o enviará diretamente para o Menu de inicialização .

Para saber qual é a chave correta no seu caso, basta desligar e ligar o computador ou reiniciá-lo e observe a parte inferior da tela preta que aparece no início da tecla indicada no menu Boot ou Boot . Depois de identificá-lo, pressione-o conforme indicado e pronto. Uma vez dentro, você pode iniciar seu periférico de inicialização externo.

Lista dos melhores programas e ferramentas para criar discos de inicialização USB

Ensinamos como criar um disco de inicialização usando o Rufus no Windows, o  Assistente de Boot Camp no MAC e o WinUSB no Linux,  mas esses não são os únicos programas que você pode usar para isso. Aqui está uma lista de boas alternativas que você pode usar, se desejar.

  • LiLi USB Creator: funciona apenas no Windows (Windows 10, 8.1, 7, Vista e XP)
  • UNetbootin: embora seja antigo, funciona muito bem no Windows, Linux e Mac
  • Ferramenta de Download de USB / DVD do Windows: amplamente usada pelos usuários do Windows (Windows 7 e 8)
  • YUMI: É um excelente programa que cria discos de inicialização com inicialização múltipla, ou seja, com mais de um sistema operacional. Ele também permite que você instale não apenas sistemas operacionais, mas qualquer tipo de imagem ISO, para que você também possa incluir programas utilitários.

Agora você é especialista na criação de discos de inicialização com imagens ISO para instalar sistemas operacionais ou executar ferramentas sem comprometer o que você instalou no seu computador . Certamente você estará dizendo ” É por isso que um técnico me cobrou ao formatar meu computador? »E a resposta é um grande sim.

O conhecimento no mundo digital vale muito e, conosco, você pode aprender absolutamente tudo relacionado a ele, para não precisar continuar pagando a ninguém e, pelo contrário, é você quem cobra por isso.

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários, responderemos o mais breve possível, e certamente será de grande ajuda para mais membros da comunidade. Obrigado!

 

Você pode estar interessado:

Deixe um comentário