Quando temos um computador ou um dispositivo na lateral da casa diferente da localização do roteador, a primeira coisa que vem à mente é mudar sua posição para que fiquem mais próximos, pois a conexão fica mais lenta, mas Neste tutorial , mostraremos como conectar dois roteadores via Wi-Fi, PLC ou cabo à mesma linha de rede .
Não é para assustá-lo, mas você deve prestar muita atenção a todas as etapas que deixamos aqui, pois esse processo parece um pouco complicado e, se você não seguir bem as etapas, poderá ficar confuso e se envolver. Aqui, explicaremos cada passo da maneira mais simples possível.
Neste tutorial , também mostraremos quais são os benefícios de conectar dois roteadores à mesma rede, porque , como tudo, sempre queremos saber como isso nos beneficia.
Para que serve conectar 2 roteadores à mesma linha de rede? Benefícios
Muitas vezes temos problemas com o sinal da nossa rede Wi-Fi, por isso precisamos estar o mais próximo possível do dispositivo, pois assim podemos manter um sinal melhor. Embora se lhe disséssemos que é possível estender esse sinal conectando dois roteadores à mesma linha, você acreditaria em nós?
Bem, se você é um daqueles que precisam acreditar, não há problema, pois é completamente seguro o que você verá hoje neste post; portanto, se você estiver interessado, preste muita atenção ao que lhe dizemos.
Conectar dois roteadores à mesma rede traz muitos benefícios, mas o mais importante é a extensão do sinal , que é o que todos procuramos, embora lhe digamos que isso não é uma situação muito simples, mas não difícil , para o que sugerimos que você preste tanta atenção neste tutorial quanto possível.
O que é necessário para conectar 2 roteadores à mesma linha da Internet?
Perfeito, se você ainda está aqui, é porque está realmente interessado em saber como conectar os dois roteadores à mesma rede , mas antes de continuar, você precisa saber o que precisamos ser capazes de fazer.
Em seguida , deixaremos uma série de elementos, não apenas para estender a rede em questão, mas também para que possamos ter internet nos dois roteadores , os que precisamos neste caso são os seguintes:
- Roteador (um deles com conexão à Internet).
- Um cabo Ethernet (geralmente os amarelos que vêm na caixa do roteador).
Bem, com esses elementos, podemos fazer o que pretendemos, obviamente, e precisamos configurar uma série de parâmetros para estabelecer a conexão corretamente, o que explicaremos abaixo .
Métodos para conectar dois roteadores via Wi-Fi, PLC ou cabo à mesma rede
Nesta seção, explicaremos as etapas necessárias para conectar dois roteadores, via Wi-Fi ou PLC ou mesmo se precisarmos de uma conexão a cabo na mesma rede, para melhorar nossa experiência na navegação na Internet .
Bem, como já mencionamos, não é simples, mas não é difícil; portanto, preste atenção em cada etapa que deixaremos a seguir e, por qualquer motivo, você se perderá, recomendamos que leia tudo novamente até localizar a etapa que está faltando.
* Nota : caso você se pergunte por que é possível, o caso é que os roteadores cumprem duas funções; um para decifrar as informações recebidas (modem) e o outro para transformar as informações recebidas e enviá-las de maneira a manter uma comunicação eficaz.
Por cabo
Conectar os dois roteadores é a etapa mais fácil de todo o processo de montagem. Para conectar os dois roteadores em série, precisamos inserir apenas o cabo Ethernet no slot LAN 1 amarelo do roteador que possui uma conexão com a Internet.
Se você tiver um cabo conectado, mova-o para o slot 2 ou 3 e introduzimos o outro cabo no mesmo slot 1 do roteador ao qual forneceremos internet .
Garantimos que os dois roteadores estejam conectados corretamente, ligue o segundo e olhe as luzes na parte frontal do dispositivo . Se notarmos que o LED do wifi está piscando em amarelo ou semelhante, é porque podemos continuar configurando os dois roteadores.
Configurar roteador
Essa é a parte que consideramos um pouco complicada para todo o processo de montagem, a configuração dos roteadores . Como podemos ver, apesar de ter conectado ao roteador dois, ainda não conseguiremos aproveitar o serviço de Internet, mesmo que ele envie seu sinal de Wi-Fi sem nenhum problema (você pode conectar-se à rede com a senha que determinou).
Para que o roteador, além de enviar um sinal de rede, abra também o caminho para a conexão com a Internet, siga estas etapas :
Configuração do roteador 1:
Primeiro, devemos configurar o roteador um, pois esse é o que fornecerá internet para o outro roteador e o restante dos dispositivos conectados . Para fazer isso, acessaremos a configuração do roteador escrevendo o endereço IP que fica na parte traseira do roteador ou digitando 192.168.1.0 ou 192.168.1.1 (esse endereço nem sempre é o mesmo para todos, por isso é melhor verificar o roteador )
Já neste momento, teremos que inserir o usuário e a senha do roteador é geralmente «admin» e «usuário», embora possa variar dependendo do fabricante do roteador.
Após entrar com nossas credenciais, veremos um painel de configuração completo, cheio de opções e parâmetros, que dentre tantas opções que procuraremos apenas é o servidor DHCP, que está hospedado nas configurações avançadas.
Quando entramos nas configurações avançadas, vemos se a caixa de ativação está marcada, se não estiver marcada, teremos que ativá-la para fornecer internet ao roteador 2 .
Configuração do roteador 2:
Com a etapa anterior, já abrimos a porta de acesso à Internet para poder transmitir a Internet ao roteador 2. Mas, como na etapa anterior, é necessário configurar o roteador 2, que nesta etapa devemos atribuir um IP estático ao roteador 2 para que o O roteador 1 pode gerenciar a internet para os dispositivos corretamente .
“ATUALIZADO ✅ Deseja conectar vários dispositivos roteadores à mesma linha de rede via Wi-Fi, PLC ou Ethernet? ⭐ ENTRE AQUI ⭐ e descubra como fazê-lo ✅ FÁCIL e RÁPIDO ✅”
Teremos que entrar no painel de controle para configurar o IP; nesse caso, conectamos ao roteador dois com a chave que definimos em alguma ocasião também através do cabo Ethernet e escrevemos em nosso computador o mesmo endereço 192.168.1.0 ou 192.168.1.1 ( pode variar) , já inserida, procuramos a seção DHCP que teremos que desativar para atribuir um endereço IP manualmente.
Depois, certificamo-nos de que a opção do servidor DHCP está desativada e procuramos outra seção com o nome do endereço IP para fornecer o endereço IP desejado. Portanto, recomendamos que você digite 192.168.1.1 ou 192.186.1.2 .
Como é diferente do anterior, pois nunca pode ser o mesmo, devemos garantir que o IP entre na mesma rede , ou seja, que os últimos números sejam separados por pontos , pois, se não for, não será possível Estabeleça uma boa conexão. Dessa forma, atingimos a meta, embora, se você não gostar, convidamos você a ler o outro método de conexão.
Por PLC
Para poder se conectar por PLC, precisamos apenas do PLC. Este processo é o mesmo que o método anterior. Teremos que entrar na configuração do roteador e ativar o DHCP em um (roteador 1) e desativar (roteador 2) no outro, para que ele se comporte como um amplificador de sinal . Para isso, você deve levar em consideração que eles não têm o mesmo endereço IP.
Recomendamos que, quando você concluir todas as etapas, nos mesmos painéis de controle do roteador um e dois, altere os canais . Embora se o seu roteador for um dos mais atuais, eles mudarão de canal quando considerarem que o canal usado está muito fechado, alterando-o para um canal mais livre, para que ele possa proporcionar uma melhor experiência na Internet .
Por WiFi
Nesse caso, vamos configurar nosso roteador para fazer uma configuração via Wi-Fi, mas, para isso, no início, precisamos fazer uma conexão a cabo cumprindo todas as etapas do primeiro método, a fim de evitar qualquer erro que possa surgir. Já cumprindo isso, prosseguimos com a configuração de uma conexão sem fio .
Para continuar primeiro, garantimos que tudo esteja funcionando em ordem e, para isso, fazemos o seguinte:
- Desligue o roteador e o PC (parece bobagem, mas às vezes gera problemas logo após a instalação).
- Nós ligamos tudo de novo .
- Se a conexão entre os dois roteadores for via Wi-Fi, aguardamos pelo menos 1 minuto após reiniciar tudo para iniciar os testes, pois uma vez que eles iniciam o link Wi-Fi, custa um pouco mais de sincronização do que por cabo.
- Conectamos o PC ao roteador1 e efetuamos ping nos dois roteadores. Em seguida, o mesmo, mas conectando o PC ao roteador2.
Se nenhum pacote for perdido, nem a mensagem típica do host inacessível ou o tempo limite aparecer, tudo está correto e podemos começar a conectar dispositivos à nossa rede por cabo e por Wi-Fi.
Configuração do roteador 1:
Entramos no painel de configuração do roteador 1 novamente com todas as nossas credenciais, configuramos a LAN exatamente da mesma forma que nos métodos anteriores. Também devemos habilitar o “DHCP”, e estamos localizados na configuração “Sem fio” , por enquanto, definiremos o mesmo de sempre, mas determinaremos o tipo de segurança e outro canal.
Configure o roteador 2:
Também vamos configurar tudo do painel, vamos para “LAN” e depois desabilitaremos o “DHCP”, o diferente está na configuração do Wireless, pois desta vez queremos que o link entre o roteador seja feito através de Wi-Fi.
Temos que garantir que o canal de transmissão e o tipo de segurança sejam exatamente iguais. No nosso caso, colocaremos WPA2-PSK com criptografia AES, provavelmente isso pode ser diferente de acordo com a marca ou modelo do roteador .
O SSID não pode ser o mesmo que nos colocar no roteador 1, pois apenas um dos roteadores possui o WDS não funcionaria se colocarmos o mesmo , deixando algo assim:
- SSID: Piso_2.
- Canal: 9 (o mesmo que no roteador 1).
- Autenticação: WPA2-PSK.
- Criptografia: AES.
Configuração (2) do roteador 1:
Voltamos ao roteador1 novamente, pois precisamos concluir a configuração do link WDS para que nossa rede funcione. Já no painel de configuração e controle em «Wireless», modificamos tudo da seguinte maneira .
- Ativamos o “WDS”.
- Clicamos em “DIGITALIZAR” para encontrar a rede Wi-Fi do roteador2 e ligá-la
- Em seguida, dizemos o tipo de segurança de rede
- E finalmente colocamos a senha da rede Planta_2.
Minha conexão com a Internet será mais rápida conectando dois roteadores à mesma conexão? Vou amplificar meu sinal?
Cumprindo todas as etapas deixadas na seção anterior, podemos usar dois roteadores sem nenhum problema , desde que a configuração que já determinamos não seja modificada.
Se você se perguntar se a conexão com a Internet será muito mais rápida, teoricamente é um sim, pois se o sinal de conexão aumentar, maior a frequência de envio e recebimento de dados, o que afetaria positivamente a conexão com a Internet.
Isso amplifica o sinal e, diferentemente de um repetidor de sinal com esse modo, podemos usar um wifi mais rápido , pois o repetidor de sinal diminui 50% da velocidade pela transferência de informações .
Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários, responderemos o mais breve possível, e certamente será de grande ajuda para mais membros da comunidade. Obrigado!