Finalmente chegou o dia: o Ubuntu 15.10 já está entre nós . A nova versão do sistema operacional Linux mais popular de todos os tempos agora está disponível para download e instalação, e você também pode atualizar para esta nova versão a partir de qualquer versão anterior. Você só precisa saber como, e é isso que vamos contar neste artigo.
É verdade que as versões LTS – Long Term Support – são de maior interesse para muitos usuários, mas ainda há um bom número de pessoas que seguem religiosamente o ciclo de lançamento a cada seis meses, porque cada nova versão inclui novos recursos. Uma das notícias do Ubuntu 15.10 é supostamente a chegada do Unity 8, embora eles tenham ouvido rumores conflitantes sobre esse problema e poucas informações tenham sido vazadas.
De qualquer forma, este artigo não deve detalhar as novidades do Ubuntu 15.10, criaremos um artigo dedicado a elas . O que queremos fazer é oferecer uma maneira de atualizar para o Ubuntu 15.10 para aqueles para quem o suporte de sua versão foi encerrado, para aqueles que desejam passar do Ubuntu 15.04 para a iteração atual ou para aqueles que desejam sair do ciclo LTS.
Como atualizar para o Ubuntu 15.10
O que vamos propor para atualizar o Ubuntu 15.10 é seguir uma série de etapas muito simples através do terminal que não são difíceis . Primeiro, e com um terminal aberto, instale este pacote:
sudo apt-get install update-manager-core
Se você estiver usando uma versão LTS e quiser pular para o ciclo normal de lançamento a cada seis meses, precisará detalhá-lo no arquivo de atualizações :
sudo gedit /etc/update-manager/release-upgrades
Neste arquivo, procure a linha Prompt=lts
e substitua-a por Prompt=normal
. Se você não usa uma versão LTS, pode ir para o próximo ponto .
Agora que deixamos tudo pronto, podemos realmente iniciar a atualização . Para fazer isso, digite estes comandos no terminal:
sudo apt-get update
sudo do-release-upgrade -d
Com isso, o Ubuntu teria que começar a atualizar para a versão 15.10 . O próximo passo é aguardar a conclusão do programa e solicitar que você reinicie o computador. Quando você tiver feito isso, poderá aproveitar a nova versão do Ubuntu.