Como ativar o Hyper-V para virtualizar no Windows 10? Guia passo a passo

O Hyper-V é uma tecnologia de virtualização lançada pela Microsoft em seus sistemas operacionais de 64 bits. Ele pode ser encontrado em sistemas como o Windows 8 ou Windows 10, como uma plataforma para gerenciar máquinas virtuais que permitem aos usuários experimentar de uma maneira que parece ter vários computadores em um.

É um programa ativo desde 2008 e vem melhorando ao longo dos anos, abordando também áreas que não são apenas profissionais. Por esse motivo, pode ser usado para ter vários sistemas operacionais no mesmo computador , todos abertos ao mesmo tempo e até mesmo para abrir programas incompatíveis com o equipamento atual. Em ambientes de desenvolvimento de aplicativos, é muito importante, pois os programadores podem usá-lo para testar aplicativos como se tivessem um celular no computador.

Tem muitas possibilidades, mas primeiro exige que você ajuste os parâmetros apropriados e execute uma autorização anterior. Se você não souber como habilitar e configurar o Hyper-V para virtualizar no Windows 10 , facilitaremos muito este guia. Detalharemos o que você deve fazer passo a passo e, além disso, também mostraremos os requisitos a serem atendidos.

Etapas para instalar e configurar o Hyper-V no Windows 10

Nesta seção, explicaremos as etapas para instalar e configurar o Hyper-V no Windows 10 . Existem métodos diferentes para fazer isso, mas o que vamos explicar é o mais simples e mais confiável que pode ser usado no sistema operacional.

1 – Faça login como administrador

Primeiro, você deve se conectar ao sistema operacional como de costume. No entanto, você precisa fazer login com um perfil de usuário que tenha permissões de administrador ou, pelo menos, o suficiente para fazer ajustes e modificações no sistema. Caso contrário, você não pode continuar com as seções explicadas abaixo.

2 – Vá para a seção de configuração de recursos

Uma vez dentro do sistema, a primeira coisa que você deve fazer quando terminar de carregar é clicar no botão com o ícone do Windows. Fazer isso abrirá uma barra de ferramentas correspondente ao menu “Iniciar” . .

Relacionado:  Como ocultar uma partição ou disco rígido sem instalar nenhum software

Clique na barra de pesquisa na parte inferior e digite “Painel de Controle” . Em seguida, clique na opção que aparece na tela, que corresponderá ao que você acabou de escrever.

Nesta nova janela, de todas as seções existentes, você só precisa manter uma. Direcione o mouse para “Programas e recursos” e clique lá para seguir em frente.

Em seguida, uma nova coluna será aberta à esquerda e novas opções aparecerão. Não vá lá, basta clicar em “Ativar ou desativar recursos do Windows”.

3 – Ativar Hyper-V

Agora, tudo o que você precisa fazer é examinar todas as pastas que aparecem até encontrar a pasta “ Hyper-V ”. Clique na caixa ao lado para exibir todo o interior e, agora, marque as caixas “Ferramentas de administração do Hyper-V” e “Plataforma Hyper-V” . Depois de fazer isso, clique em ” Aceitar “.

* Nota: Observe que essa função está disponível apenas nas versões de 64 bits do Windows 10 Pro, Enterprise e Education.

4 – Hyper-V ativado e instalado

Você precisa esperar um pouco para o Windows instalar os arquivos necessários para ativar este serviço. Esse processo pode levar alguns minutos ou alguns segundos, dependendo dos recursos de sua equipe. Quando terminar, pressione o botão ” Reiniciar agora ” para que todas as alterações sejam aplicadas corretamente.

Como indicamos anteriormente, existe outro método que, embora mais rápido, exige a inserção de linhas de comando no computador .

Explicamos como você pode fazer isso abaixo com este outro método alternativo:

1 – Abra o console de comando especial

“ATUALIZADO ✅ Você precisa ativar ou desativar a tecnologia de virtualização Hyper-V e não sabe como fazê-lo? ⭐ ENTRE AQUI ⭐ e descubra como isso é feito passo a passo com este TUTORIAL ✅ FÁCIL e RÁPIDO ✅”

Relacionado:  Como limpar o histórico da sua conta Netflix para que ninguém conheça as séries e os filmes que você assiste? Guia passo a passo

Inicie o seu computador com a conta de administrador no Windows e deixe-o carregar. Quando já tiver sido inicializado e o carregamento estiver concluído, clique no botão ” Iniciar ” e digite o seguinte na barra de pesquisa: “PowerShell “. Na lista de resultados que aparece a seguir, você deve clicar em ” Windows PowerShell”.

2 – Digite o comando de ativação

Após o exposto, uma janela será aberta com um orifício para inserir comandos de texto. Agora, é hora de escrever o que vamos deixar em seguida, sem aspas:

“Habilitar-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Hyper-v – Todos”

Aguarde o carregamento terminar (pode levar segundos ou minutos) e uma mensagem aparecerá perguntando se você deseja reiniciar o computador para aplicar as alterações. Pressione a tecla “Y” do seu teclado para aceitar e permitir que o computador reinicie . Assim, quando você digitar novamente esta opção estará ativada.

A partir de agora, basta clicar em ” Iniciar “, ir para a seção ” Ferramentas Administrativas ” e clicar em “Gerenciador Hyper-V” . Dessa forma, você entrará no painel de configurações e poderá configurar tudo o que deseja usá-lo com total liberdade.

Quais requisitos eu preciso para usar essa tecnologia e o que podemos fazer com ela?

Antes de considerar ativar essa tecnologia no seu dispositivo, você precisa saber se atende aos requisitos necessários para usá-la. Uma série de condições de hardware e software deve ser atendida para usar o Hyper-V . Caso contrário, essa opção nem aparecerá no sistema e, se forçada, causará problemas que afetarão o computador.

Estes são os requisitos necessários:

  • Tenha no mínimo 4 GB de RAM.
  • Um processador de 64 bits
  • Compatibilidade com a tecnologia VT no processador (consulte o manual correspondente, pode ser AMD-V ou com a tecnologia de virtualização Intel).
  • Tenha o Windows 10 em qualquer uma das seguintes versões:
    • Educação do Windows 10
    • Windows 10 Professional
    • Windows 10 Enterprise
Relacionado:  Analise o tráfego da sua rede com este software portátil

Sistemas operacionais como o Windows 10 Home ou outras variantes não possuem essa opção . Se você tiver um desses instalado, sempre poderá atualizar para uma versão que ofereça suporte para essa tecnologia.

E para que serve a tecnologia Hyper-V e o que posso fazer com ela?

Quanto ao que você pode fazer com esta tecnologia, existem várias possibilidades que se abrem quando ativadas e configuradas corretamente. Explicaremos abaixo apenas algumas das opções que você pode tirar proveito aproveitando o sistema Windows 10 Hyper-V.

  • Abra diferentes sistemas operacionais ao mesmo tempo no mesmo computador ou simule máquinas diferentes sem precisar ter equipamentos diferentes.
  • Use ferramentas incompatíveis com o sistema operacional que você possui, mesmo as mais antigas e obsoletas.
  • Teste novos aplicativos ou utilitários em um ambiente seguro e sem colocar em risco a equipe principal. Nas estruturas em rede, também fornece segurança para outros computadores conectados.
  • Aproveite os sistemas de desempenho mais alto sem instalar ou particionar o disco rígido.
  • Reduza os custos derivados de licenças adicionais , a montagem de novos equipamentos ou a instalação de mais sistemas operacionais. Economize muito se tirar proveito disso corretamente.
  • Explore totalmente os recursos de um computador poderoso executando várias tarefas em diferentes ambientes simultaneamente.

Existem muitas outras opções para tirar proveito do uso desta proposta do sistema operacional W10. No entanto, esses são os mais destacados e os que oferecem resultados muito mais visíveis, tanto profissionalmente quanto domesticamente ou mesmo academicamente.

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários, responderemos o mais breve possível, e certamente será de grande ajuda para mais membros da comunidade. Obrigado!

 

Você pode estar interessado:

Deixe um comentário