O Border Collie é uma raça que possui várias qualidades, é conhecida por ser a raça de cães mais inteligente, demonstrada em sua grande capacidade de aprender em competições como agilidade e exercícios.
Aparência física de Border Collie
Esta raça de cães é muito ágil e possui uma forma física ideal para saltar, correr e se exercitar. Os machos medem aproximadamente 53 centímetros e as fêmeas um pouco menos. Eles podem pesar até 20 quilos e seu corpo é muito alongado, com uma aparência bastante dinâmica.
Eles podem ser encontrados em várias cores, por exemplo, em preto e branco, marrom com preto e branco, branco e fogo, além de alguns em azul, vermelho ou chocolate australiano.
Você pode encontrar duas variantes de acordo com o cabelo. O Border Collie de cabelos compridos é o mais conhecido, tem uma dupla camada de cabelo e mostra um deles na forma de uma bela juba caída dos dois lados. Também é possível encontrar o Border Collie com cabelo curto, que, embora menos comum, também tenha uma dupla camada de cabelo e, embora seja de menor comprimento, ainda é denso, espesso e muito resistente ao manto frio.
Entre as características mais marcantes é que alguns cães desta raça têm olhos de cada cor, como azul e marrom, também possuem pernas musculosas que demonstram a predisposição para o exercício e no final da cauda sempre termina com tons de branco. Quanto às orelhas, existem três tipos diferentes: quedas, semi-quedas e eretas, todas dando um toque distinto ao cão.
Personagem de Border Collie
Embora essa raça de cães não seja extremamente grande, é um cão que deve morar em uma casa com um jardim, devido às várias passagens que foram feitas para resultar no Border Collie , dando a ele um caráter e energia ativos quase ilimitados.
É o cão ideal para jovens e adultos com tempo, ativo, apaixonado por esportes, estímulo físico e intelectual do animal de estimação. Todo o potencial desta raça será beneficiado desde que o proprietário possua essas habilidades, sendo também beneficiado por um cão ilegível, ordenado, pastor e obediente.
Estes cães são muito fiéis aos seus donos, são muito observadores e, eventualmente, aprendem a entender como expressar felicidade, entusiasmo e dor de seus donos. Eles são muito carinhosos e acolhedores, mas é difícil para eles se abrirem para estranhos, a menos que você o faça.
Saúde de Border Collie
Sendo um cão tão ativo e resistente, geralmente é um cão muito saudável. No entanto, a falta de exercício pode causar depressão, ao contrário de outros cães do mesmo tamanho e peso, essa raça requer um pouco mais de comida. Com o tempo, você pode desenvolver displasia da anca.
Em resumo, é um cão que requer muito tempo e dedicação, ao contrário de outras raças mais calmas. A falta desses dois elementos fundamentais faz do Border Collie um cão hiperativo, nervoso, ansioso, destrutivo e até um latido excessivo. Comportamentos negativos são o resultado da ansiedade que o animal pode sentir devido ao tédio e falta de energia.